Início >> Ufba Em Pauta >> Nota de pesar - Armênio Costa Guimarães

Nota de pesar - Armênio Costa Guimarães

.
A Universidade Federal da Bahia lamenta o falecimento do professor da Faculdade de Medicina Armênio Costa Guimarães.

Graduado em medicina pela UFBA em 1956, Armênio Guimarães ingressou como livre docente de clínica propedêutica médica na Universidade em 1962, cadeira da qual se tornaria titular em 1972. Ocupou o cargo de pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFBA entre 1976 e 1979; atuou como coordenador do comitê de ética da Residência Multiprofissional em Cardiologia do Hospital Ana Nery, então vinculado à UFBA; e, em 2008, foi homenageado pela Universidade com o título de professor emérito.

Membro da Academia de Ciências da Bahia, Armênio Guimarães acumulou cargos importantes nas sociedades brasileiras de Cardiologia e de Hipertensão. Foi diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), entre 2003 e 2006 e membro do American College of Cardiology, American College of Physicians e American Heart Association, além de membro honorário da Sociedade Portuguesa e da Federação Argentina de Cardiologia. Tinha como principais temas de pesquisa os fatores de risco cardiovascular em gestantes, neonatos,crianças, adolescentes, e adultos, com destaque para a obesidade central e suas repercussões metabólicas; e o controle primário da hipertensão arterial e prevenção secundária da doença arterial coronária.

Enlutada, a UFBA solidariza-se aos familiares, amigos e colegas.