Início >> Ufba Em Pauta >> Nota de pesar - Esterzilda Berenstein de Azevedo

Nota de pesar - Esterzilda Berenstein de Azevedo

.

A Universidade Federal da Bahia lamenta o falecimento na manhã deste sábado (14/11), da professora aposentada da Faculdade de Arquitetura da UFBA Esterzilda Berenstein de Azevedo. Graduada em Arquitetura e mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), concluiu o doutorado em Estruturas Ambientais Urbanas pela Universidade de São Paulo e realizou seu pós doutorado em Requalificação Urbana na Universidade Degli Studi di Roma- La Sapienza.

Esterzilda Azevedo foi professora da Faculdade de Arquitetura da UFBA por quase 40 anos, contribuindo de maneira decisiva nos cursos de graduação em arquitetura e urbanismo, no CECRE (Curso de Especialização em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos, transformado em Mestrado Profissional a partir de 2010), no Mestrado Acadêmico e no Doutorado em Arquitetura e Urbanismo. Na graduação, ela trouxe a discussão sobre a intervenção em edificações e sítios históricos para o Ateliê de Projeto. Na pós-graduação, coordenou o Ateliê de Projetos do CECRE e, durante anos, ministrou a disciplina “Metodologia de Pesquisa” no PPGAU. Ester foi também coordenadora do PPGAU (2000-2001), chefe do Departamento de Teoria e Prática do Planejamento da FAUFBA (1986-1988) e consultora ad-hoc da CAPES e do CNPq em diversas ocasiões. Teve um papel determinante na internacionalização da FAUFBA, coordenando projetos de cooperação acadêmica entre a UFBA e diversas universidades estrangeiras, especialmente italianas, além de ter sido professora visitante em diversas oportunidades em universidades estrangeiras, como a Università di Roma “La Sapienza”, as Università degli Studi di Pavia e Cagliari (Itália) e a Universidad Central de Chile, em Santiago.

A UFBA manifesta suas sinceras condolências aos familiares, entre os quais o seu esposo, professor Paulo Ormindo de Azevedo, os seus filhos Luciano, Marcelo e Renata, à comunidade da FAUFBA, na pessoa do seu diretor, professor Sérgio Ekerman, e aos seus inúmeros amigos.

 

(Com informações da FAUFBA)