Início >> Ufba Em Pauta >> Nota de Pesar - Lúcia Maria Tourinho Bahia

Nota de Pesar - Lúcia Maria Tourinho Bahia

.

A Universidade Federal da Bahia e a Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas lamentam o falecimento da servidora técnico-administrativa aposentada Lúcia Maria Tourinho Bahia, vítima da Covid 19. Nascida em Salvador, em 1951, Lúcia ingressou na UFBA em março de 1974, como Amanuense, com lotação na antiga Superintendência de Pessoal - SPE, ocupando diversos cargos na área de gestão de pessoas durante a sua permanência na ativa, até fevereiro de 2019. Quando aposentou-se, era titular do Núcleo de Admissão e Desligamento (NAD) da Pró-reitoria de Desenvolvimento de Pessoas (PRODEP).

Durante 45 anos, Lucia Tourinho foi responsável pela posse de gerações de servidores, às vezes da mesma família, que ingressaram na UFBA em cargos efetivos. Lúcia teve atuação incansável, dedicada, competente, assumindo com empenho, zelo, compromisso, ética e responsabilidade, tarefas de elevado grau de responsabilidade. Era muito admirada e respeitada, não somente pelos colegas da PRODEP, mas por toda comunidade universitária, por sua liderança, alegria, disponibilidade em sempre ajudar, facilidade em ensinar, orientar, com conhecimentos acumulados ao longo de anos em sua memória fabulosa.  

Atuou também na tutoria da UFBA, quando da criação das Universidades do Recôncavo da Bahia (UFRB), do Oeste da Bahia (UFOB) e do Sul da Bahia (UFSB), prestando assessoria na estruturação, operação, e treinando equipes da área de gestão de pessoas dessas Instituições Federais de Ensino.

Lúcia Maria Tourinho Bahia deixa seu esposo, Wilton Souza Bahia, dois filhos, Alessandra Bahia e Fábio Bahia, e três netos, Davi, Caio e Lia, além de amigos e colegas, em especial a equipe da Prodep, aos quais a UFBA estende sua solidariedade. O sepultamento ocorrerá amanhã, dia 03/02, às 10h, no Cemitério do Campo Santo.