Início >> Ufba Em Pauta >> Pós-Com e Goethe-Institut promovem simpósio

Pós-Com e Goethe-Institut promovem simpósio

Discussões envolvem o papel dos blogs políticos

Acontece nestas quinta e sexta-feira (dias 16 e 17 de setembro) Teatro do Goethe-Institut/ICBA o simpósio internacional “Mídia e eleições na Alemanha (2009) e no Brasil (2010) - comparando mass media e new media”. Trata-se de evento realizado em parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA (Pós-Com, na Faculdade de Comunicação) e o Goethe-Institut. O simpósio, que tem entrada franca, faz parte das comemorações dos 20 anos do Pós-Com, um dos mais antigos do Brasil na área de comunicação. O objetivo é analisar as novas variáveis atuantes nos resultados eleitorais, as quais surgem em virtude das novas dinâmicas no contexto das mídias de massa decorrentes de mudanças nos processos de formação de opinião dos eleitores.
O papel complementar ou mesmo a dissolução da mídia impressa como fator crucial no processo de formação de opinião dos eleitores por rádio e TV vem acontecendo há décadas. Depois que a internet se estabeleceu como nova mídia, houve, nos últimos anos, dois progressos de fato inusitados: por um lado, a crise econômica, em praticamente todos os países, dos jornais diários, até então essenciais para a formação política do eleitor; por outro lado, a consolidação da internet como meio de comunicação interativo, sendo que aqui nos interessa, sobretudo, a web 2.0 , em especial os blogs políticos (independentemente de serem implementados por partidos políticos, top-down, ou pelos próprios eleitores, bottom-up).
A crise financeira dos jornais impressos (de forma totalmente independente da crise econômica), causada pela migração dos investimentos em propaganda da imprensa para as novas mídias e pela tendência a tiragens menores, tem levado a uma tentativa de reposicionamento de periódicos importantes (como p. ex. a Frankfurter Rundschau em formato menor), bem como à extinção de outros e, com isso, a uma reestruturação do mercado da mídia impressa. Trata-se de processos que merecem uma análise no que concerne aos efeitos na formação de opinião e no resultado das eleições políticas em um determinado país.
Os blogs tornam possível uma participação maior dos cidadãos e eleitores na formação de opiniões, por meio de atos comunicativos sem intermediação. Nesse âmbito, é essencial avaliar o crescimento da influência na formação de opinião, assim como o estabelecimento de blogs por partidos e candidatos em forma de movimento top-down, em comparação com o movimento grass-roots democrático (?). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3338-4700 ou através do e-mail progr@salvadorbahia.goethe.org.