Início >> Ufba Em Pauta >> Pesquisadores da UFBA e IPEA analisam economia

Pesquisadores da UFBA e IPEA analisam economia

Papel do Estado na sociedade entra na discussão

“Estado, tributação e seguridade social” é tema de seminário a ser realizado na cidade de Salvador nas próximas quinta e sexta-feira (dias 9 e 10 de setembro) no auditório do edifício Salvador Trade Center, na Av. Tancredo Neves, Caminho das Árvores. A organização é do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco - Delegacia Sindical DS Salvador) e demais delegacias sindicais apoiadoras em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e o Mestrado de Economia da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O seminário discutirá quatro temas centrais: Estado e Sociedade, Tributação e Desenvolvimento, Seguridade Social e Política Fiscal, e o Impacto na Economia Baiana. Conforme Luiz Fernando Nogueira, presidente da DS Salvador, o seminário tem como objetivo discutir temas como o papel do Estado na sociedade, o sistema previdenciário e de seguridade social e a política tributária e aduaneira. E para isso, segundo Luiz Fernando, reunirá algumas das principais personalidades e formuladores de políticas nestas áreas, a exemplo de professores doutores e economistas do IPEA, da UFBA e de outras instituições.

Já foram confirmadas a presença de Márcio Pochmann, presidente do IPEA; Luiz Filgueiras, professor adjunto da Faculdade de Ciências Econômicas da UFBA (FCE) e doutor em Ciências da Economia pela Unicamp; Miguel Antônio Pinho Bruno, assessor da Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas do IPEA; José Aparecido Carlos Ribeiro, técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA; Marialva Calabrich, professora, auditora fiscal da RFB em Salvador e mestre em Direito Público; Bouzid Izerrougene, professor da Faculdade de Ciências Econômicas da UFBA e doutor em Economia pela Faculdade de Paris XIII; Osmar Gonçalves Sepúlveda, professor aposentado da UFBA e conselheiro do Conselho Regional de Economia; Paulo de Freitas Balanco, professor da Faculdade de Ciências Econômicas da UFBA e doutor em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Campinas; e Ivan Mascarenhas Kertzman, escritor, professor de Direito Previdenciário e auditor fiscal da RFB em Salvador.

As inscrições podem ser feitas até quarta-feira (8 de setembro), na Secretaria da DS Salvador ou através dos telefones (71) 3276-1981 / 3242-2848 / 3242-8619 ou dos e-mails secretaria@sindifiscosalvador.org.br e secretaria.executiva@sindifiscosalvador.org.br.