Início >> Ufba Em Pauta >> Popularização da ciência leva projeto da UFBA à Barroquinha

Popularização da ciência leva projeto da UFBA à Barroquinha

Projeto é considerado um dos melhores do País

“Não gosto de ciências”, “Estudar física é chato!”. Essa é a ideia de muitos estudantes do ensino fundamental e médio. Mas esse pensamento vem mudando, graças à iniciativa de projetos que popularizam a ciência entre os jovens e a comunidade. É com esse objetivo que o Programa Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica “Ciência, Arte & Magia”, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), promove durante os dias 18 a 21 de outubro o Ciência Jovem nas Esferas”, que será realizado no Centro Cultural da Barroquinha, ao lado do Cine Unibanco Glauber Rocha.

O evento é um ancoradouro da VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, e tem como meta divulgar os trabalhos de pesquisa desenvolvidos por estudantes de escolas públicas, participantes do Projeto. Entre os temas apresentados pelos jovens cientistas está a violência escolar, o tráfico de animais silvestres, o lixo eletrônico, a energia nuclear, o aquecimento global e a degradação da mata atlântica de Salvador, entre outros.

O projeto, coordenado pela Profa. Rejâne Lira, do Instituto de Biologia-UFBA, é considerado um dos cinco melhores do País na área de Educação Científica e trabalha em parceria com escolas estaduais, desde 2005, através da implementação de Centros Avançados de Ciências – espaços de ensino não-formal de educação científica. Em seu quarto ano de participação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o Programa Ciência, Arte & Magia convida a comunidade a participar da compreensão científica através de fenômenos visualizados em sua vida cotidiana; discussão de temas de interesse social e educação socioambiental.

A programação será diversificada e contará com objetos lúdicos e interativos que aproximem o universo das ciências do público, através de apresentações de pesquisa, experimentos científicos, palestras, peças teatrais, vídeos; jogos de tabuleiro e eletrônicos e exposição de animais peçonhentos. Estudantes interessados podem se inscrever no site http://www.cienciaartemagia.ufba.br/cje/ e ter direito a certificado.