Início >> Ufba Em Pauta >> Praça das Artes, no campus de Ondina, acolhe feira voltada ao público LGBTQIAPN+

.

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) vai participar do projeto “Saúde mais Perto”, do Governo do Estado da Bahia, através da ação “Feira de Serviços de Saúde LGBTQIAPN+”, envolvendo a comunidade estudantil e do entorno do campus de Ondina. Na Praça das Artes, serão montadas tendas para o atendimento gratuito ao público, nos dias 4 e 5 de setembro, das 8h30 às 17h. O slogan da ação é “Saúde para Todes”.

O projeto, realizado pela Secretária de Saúde do Estado (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais, tem como objetivo aproximar-se da realidade dos indivíduos, realizando campanhas de prevenção e diagnóstico precoce de doenças, além de orientar a comunidade sobre temas na área de saúde; estimular a participação do indivíduo no cuidado com a saúde, sobretudo a prevenção; e verificar a presença de alguns fatores de risco para doenças consideradas problema de saúde pública e suas complicações. Este ano o evento está voltado ao público LGBTQIAPN+ ou simpatizantes.

A participação da UFBA vem ampliar essa ação oferecendo serviços públicos de saúde à comunidade, com a finalidade de prevenir infecções e garantir qualidade de vida aos estudantes universitários e à sociedade. A UFBA possui reservas de vagas para estudante trans nos cursos de graduação e pós-graduação, sendo marcante a presença de alunos trans e não binários.

A SESAB  prevê a realização de 4.650 serviços, ao todo. Veja a relação de serviços que serão ofertados na Feira da Saúde.

• Atualização Cartão de Vacinação
  • Impressão de Cartão SUS com nome social
  • Testagem para HIV e outras IST
  • Distribuição de auto teste de HIV e preservativos
  • Orientações em saúde bucal e nutricional
  • Agendamento de consulta médica e consulta para PrEP
  • Orientações do Programa Alerta Salvador para mulheres trans/travesti
  • Orientação com distribuição de absorventes para homens trans e pessoas que menstruam
  • Odontomóvel
  • Rastreamento de câncer de mama
  • Avaliação nutricional
  • Ultrassonografia
  • Eletrocardiograma
  • Raio-X
  • Testes laboratoriais
  • Serviços de identificação/SAC
  • Triagem e marcação para cirurgias eletivas.