Início >> Ufba Em Pauta >> Processo seletivo para Vagas Residuais vai utilizar a nota no Enem a partir do segundo semestre

Processo seletivo para Vagas Residuais vai utilizar a nota no Enem a partir do segundo semestre

Medida permitirá maior agilidade na seleção

A partir do primeiro semestre letivo de 2020, o processo seletivo para vagas residuais nos cursos de graduação da UFBA vai considerar as notas obtidas pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A alteração foi promovida através de resolução (n. 07/2019) do Conselho Acadêmico de Ensino (CAE). Enquanto as inscrições e a seleção para as vagas residuais ocorrerão no primeiro semestre, o ingresso acontecerá no segundo semestre letivo, com início das aulas previsto para 10 de agosto de 2020. 

Serão aproveitados os resultados dos candidatos no Enem em qualquer uma das 10 edições anteriores ao ano de realização do processo seletivo. Assim, não será mais necessária a realização de provas adicionais para concorrer às vagas residuais, o que permitirá mais agilidade na seleção e maior facilidade de acesso a essas vagas.

O processo seletivo terá três etapas. A primeira etapa será a transferência interna (TI) – para aluno ativo da UFBA, proveniente de qualquer processo seletivo, que queira mudar para qualquer curso; e para reintegração no curso (RC) – para ex-aluno da UFBA que queira concluir um curso inacabado.

A segunda fase será destinada aos egressos dos Bacharelados Interdisciplinares (BI) da UFBA – candidato que tenha integralizado o currículo do curso do Bacharelado Interdisciplinar e que não tenha obtido classificação na transição BI/CPL.

A etapa final será para as categorias transferência externa – para aluno regularmente matriculado ou trancado em outra instituição de ensino superior pública ou privada, que queira se transferir apenas para o mesmo curso, na UFBA; e para portadores de diploma - para qualquer pessoa diplomada em curso de nível superior, que queira fazer qualquer outro curso ou outra habilitação.

Os candidatos aos cursos de Artes, exceto Dança, serão submetidos a testes de habilidades específicas, aplicado pelos colegiados dos cursos, e serão classificados através de média aritmética da nota do Enem e da nota do teste de habilidade específica.

O processo seletivo será realizado pela Coordenação de Seleção, Orientação e Avaliação (CSOA) e pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd). Serão mantidos os valores das taxas de inscrição cobrados nas últimas seleções. Os candidatos de baixa renda poderão solicitar isenção de pagamento da taxa de inscrição em obediência a Lei 12799/2013. 

O edital e o cronograma para o próximo processo seletivo será oportunamente divulgado entre os meses de abril e maio.

Mais informações: http://www.vagasresiduais.ufba.br/