Início >> Ufba Em Pauta >> Professor da UFBA e ex-presidente da ALB, Cláudio Veiga morre aos 89 anos

Professor da UFBA e ex-presidente da ALB, Cláudio Veiga morre aos 89 anos

Ex-diretor do Instituto de Letras presidiu a ALB

O escritor e professor Cláudio Veiga morreu ontem, dia 29, em Salvador.  Doutor em Letras e ex-diretor do Instituto de Letras da UFBA, Veiga presidiu a Academia de Letras da Bahia (ALB) por quase 25 anos. Ensaista e tradutor de poemas franceses, Cláudio Veiga, 89 anos, ocupou a cadeira de número 9 da Academia. Foi eleito pela primeira vez em 1980.  Doutor em Letras e professor emérito da UFBA, o imortal baiano escreveu, inicialmente, uma série de livros sobre lingua e literatura francesas. Publicou trabalhos de literatura comparada c omo "Aproximações" e a biografia de Caetano Lopes Moura "Um brasileiro soldado de Napoleao", sobre o escritor brasileiro radicado na França e medico militar nas guerras napoleônicas, dentre outras publicações. O sepultamento ocorreu às 16h de hoje, no Jardim da Saudade.