Início >> Ufba Em Pauta >> Professor da UFBA recebe título de Doutor Honoris Causa da UPFB

Professor da UFBA recebe título de Doutor Honoris Causa da UPFB

Albino Rubim ajudou a consolidar comunicação da UFPB

Em cerimônia realizada no dia 22 de outubro, no Auditório Milton Paiva da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, o professor da UFBA Antonio Albino Canelas Rubim recebeu o título de Doutror Honoris Causa da UFPB. A solenidade, presidida pelo reitor Rômulo Polari (UFPB), contou com a presença de professores, alunos e funcionários, além do subsecretário estadual de Cultura da Paraíba; representante da área cultural da Prefeitura de João Pessoa e do vice-diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPB. A outorga do título foi uma iniciativa do Departamento de Comunicação e Turismo da UFPB (Decomtur), ao acatar a sugestão do professor Pedro Nunes.

O professor Albino Rubim, personalidade de projeção internacional em suas áreas de conhecimento, é reconhecido um dos mais importantes pesquisadores brasileiros da atualidade nas interconexões da comunicação, cultura e a política, com muitos livros e artigos publicados, rica atividade docente e intensa participação em movimentos de incentivo à cultura.

Desde 1985, Albino Rubim pertence aos quadros da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mas entre 1979 e 1984 atuou como docente do então Departamento de Artes e Comunicação (antigo DAC) da UFPB. Desse modo, ao ser agraciado com o título de Doutor Honoris Causa da UFPB, recebe uma dupla homenagem: o agradecimento de seus antigos colegas e do Departamento que auxilou a consolidar, além do reconhecimento de sua valiosa produção acadêmico-científica, que tanto tem contribuído para o avanço do conhecimento multidisciplinar em comunicação, cultura e política.