Início >> Ufba Em Pauta >> Professor da UFBA vai contar história do número no Café Científico

Professor da UFBA vai contar história do número no Café Científico

André Luís Mattedi Dias fará palestra no dia 19

O Café Científico, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS) e pela LDM - Livraria Multicampi, realiza no dia 19 de novembro palestra seguida de debate sobre o tema “O que é um número? Das quantidades às estruturas algébricas abstratas: uma história”, com o Prof. André Luis Mattedi Dias, docente do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Milton Santos (IHAC-UFBA). O que é um número? Como pessoas com diferentes graus de escolaridade e diferentes perfis de formação profissional respondem a esta pergunta? Quando esta pergunta é apresentada para professores de matemática, formados ou prestes a se formar, normalmente é imensamente majoritária uma resposta: os números representam quantidades. Todavia, não é este o conceito moderno de número institucionalizado na comunidade científico-profissional dos matemáticos, que domina nos currículos dos cursos de matemática de graduação, licenciatura ou bacharelado, informa Mattedi. Por isso, ele apresentará uma brevíssima e sintética história sobre o assunto, destacando aspectos sobre a produção desta concepção tradicional de número, que o associa com quantidade, contrapondo-a à produção da concepção moderna e científica de número.

O Café Científico é um local em que qualquer pessoa pode discutir desenvolvimentos recentes das várias ciências e seus impactos sociais. Ele oferece uma oportunidade para que cientistas e o público em geral se encontrem face a face para discutir questões científicas, numa atmosfera agradável. O evento é inteiramente gratuito e não necessita de inscrição. O local é a LDM - Livraria Multicampi, na Rua Direita da Piedade, 20, Piedade. Para mais informações, ligue (71) 2101-8000 (LDM) ou 3283-6568 (UFBA). Outros dados sobre o café científico de Salvador podem ser encontrados em http://cafecientificossa.blogspot.com.