Início >> Ufba Em Pauta >> Professores da UFBA vão ministrar aula pública no Dique sobre o mau cheiro que afeta a região

Atividade acontece na manhã deste sábado (21)

Uma aula pública ministrada por professores do Instituto de Biologia da UFBA será realizada no Dique do Tororó, na manhã deste sábado (21), com o objetivo de explicar os motivos do mau cheiro que tem afetado a região nas últimas semanas. A atividade será aberta ao público, que terá acesso a conhecimentos técnicos e poderão tirar as suas dúvidas.

O professor Eduardo Mendes, do Instituto de Biologia, afirma que o Dique sofre com a poluição crônica que, associada às chuvas intensas que trazem água pluvial misturada com esgoto, aumentaram o nível da água e provocaram a situação. Microscópios e outros materiais serão utilizados para compartilhar com o público informações sobre o assunto durante o aulão.

Em recente análise realizada no manancial, o Inema identificou valores elevados de fósforo e de nitrogênio, que geram condições propícias para o crescimento exacerbado de algas, responsáveis pelo processo de decomposição que causa o mau cheiro.