Início >> Ufba Em Pauta >> Programa de Internacionalização da UFBA lança editais para professor visitante no Brasil e no Exterior

Programa de Internacionalização da UFBA lança editais para professor visitante no Brasil e no Exterior

.
Dois novos editais foram lançados no âmbito do Programa Institucional de Internacionalização da UFBA (Capes PrInt), através da Pró-reitoria de Ensino de Pós-graduação (PROPG): o edital de Professor Visitante no Exterior Júnior (n.º 001/2022), e o edital de Professor Visitante no Brasil (n.º 002/2022). A iniciativa tem a finalidade de promover a formação e a ampliação de redes de cooperação internacional nos programas de pós-graduação da UFBA e estimular parcerias para aprimorar a qualidade da produção intelectual bibliográfica, artística e/ou tecnológica, bem como a formação de recursos humanos vinculados à pós-graduação.
 
"Temos 157 ações de mobilidade em andamento em 2022, sendo que 36 ações estão contempladas nessas chamadas que estamos lançando agora", afirma o professor Ronaldo Lopes Oliveira, novo presidente do Comitê Gestor do Capes PrInt/UFBA, e que vem atuando como membro do comitê desde a sua implantação. Ele sucede o professor Olival Freire Jr, que foi pró-Reitor de Pesquisa, Criação e Inovacão entre 2014 e 2019 e liderou a construção do Capes PrInt na UFBA.
 
Recentemente, o Programa foi renovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) até o ano de 2024. Iniciado em 2019, o PrInt/UFBA teve as execuções de 2020 e 2021 comprometidas em razão da pandemia, que restringiu viagens internacionais. "Assumo o cargo em um momento em que as fronteiras estão quase que plenamente abertas e a pandemia se amainando. Temos a expectativa de que as viagens internacionais se intensifiquem. É um programa de internacionalização e, portanto, um programa que precisa da circulação de pessoas", destaca Ronaldo.
 
Através do Capes PrInt/UFBA, deverão ser destinados para as ações de internacionalização na universidade aproximadamente R$ 6,4 milhões em 2023, e aproximadamente R$ 4 milhões em 2024.  "É muito importante aproveitar esses recursos em um momento tão difícil", avalia o novo presidente do comitê gestor, diante do cenário de cortes de investimentos públicos nas universidades federais. No segundo semestre deste ano, conforme ele antecipa, serão publicadas as chamadas para 2023, de forma a permitir que os candidatos e programas de pós-graduação possam se organizar com antecedência.    
 
Professor Visitante no Exterior Júnior
 
A Pró-reitoria de Ensino de Pós-graduação da UFBA publicou o edital para concessão de bolsas para Professor Visitante no Exterior Júnior (n.º 001/2022-PROPG), para saída no período 01 de janeiro a 31 de março de 2023, no âmbito do Capes Print/UFBA. As inscrições seguem no período entre 21/06 e 20/07/2022. 
 
Podem participar docentes do quadro permanente e no exercício das suas atividades na UFBA, com o doutorado obtido há no máximo dez anos; e registo na Plataforma Sucupira como docente permanente de um programa de pós-graduação participante do projeto institucional do CAPES/PrInt/UFBA. Além disso, o projeto de cooperação internacional proposto deverá estar associado a um único tema do CAPES/PrInt/UFBA, disponível na página www.capesprint.ufba.br. As inscrições deverão ser realizadas pelo candidato na página www.sapi.ufba.br, anexando os documentos relacionados no edital.
 
Conforme estabelecido na Portaria Capes nº 1 de 3 de janeiro de 2020, são itens financiáveis: bolsa de estudos no exterior, com vigência mínima de 03 (três) e máxima de 12 (doze) meses; auxílio deslocamento (passagem aéreas, ida/volta, em classe econômica), adquiridas pelo bolsista; seguro saúde, durante estada no exterior; e auxílio instalação, em parcela única.
 
Através deste edital, poderão ser contemplados até 4 bolsistas, com 3 meses de bolsas cada, ou um número menor de bolsistas, mas limitados a um total de até 12 meses de bolsas. A ordem de prioridade dos projetos será estabelecida pelo Comitê Gestor, em razão dos valores disponíveis para cada tema e da adesão aos objetivos do Edital Capes-PrInt nº. 41/2017, alteração V/2018, bem como Portaria Capes nº 289, de 28 de dezembro de 2018, Portaria Capes nº 1 de 3 de janeiro de 2020 e ao Projeto Capes PrInt/UFBA.
 
A iniciativa tem a finalidade de promover a mobilidade e qualificação de docentes da UFBA em instituições de ensino superior e/ou de pesquisa no exterior, formação e a ampliação de redes de cooperação internacional nos programas de pós-graduação da UFBA, participantes do Programa Institucional de Internacionalização.
 
Professor Visitante no Brasil
 
O edital para concessão de bolsas para Professor Visitante no Brasil (n.º 002/2022-PROPG), lançado pela Pró-reitoria de Ensino de Pós-graduação da UFBA, no âmbito do edital Capes PrInt, tem a finalidade de atrair professores de renome atuantes e residentes no exterior para atividades de pesquisa e para ministrar disciplinas, cursos, treinamentos, palestras ou seminários presenciais de amplo alcance, para atividades no período 01 de janeiro a 31 de março de 2023. O período de cada visita deverá ser entre 15 e 30 dias corridos.
 
O professor e/ou pesquisador visitante deverá possuir o título de doutor e ter produção intelectual (bibliográfica, artística e/ou tecnológica) relevante, com atuação e residência no exterior. Também é necessário apresentar Plano de Trabalho associado a um único tema do Projeto Institucional aprovado pela CAPES, disponível na página www.capesprint.ufba.br; e ter um professor responsável pela candidatura (tutor), vinculado a um programa de pós-graduação da UFBA, participante do Programa Institucional de Internacionalização.
 
As inscrições, que seguem abertas no período de 21/06 a 20/07/2022, deverão ser realizadas no SAPI www.sapi.ufba.br, pelo coordenador do programa de pós-graduação proponente da candidatura do Professor Visitante no Brasil, anexando os documentos relacionados no edital. O edital estabelece como benefícios: bolsa de estudos, proporcional ao período de concessão; auxílio deslocamento (passagens aéreas ida/volta, em classe econômica), adquiridas pela Capes; seguro saúde; e auxílio instalação.
 
A ordem de prioridade dos projetos será estabelecida pelo Comitê Gestor do Capes PrInt – UFBA, em razão dos valores disponíveis para cada tema e da adesão aos objetivos do Edital Capes PrInt nº. 41/2017, alteração V/2018, bem como Portaria Capes nº 289, de 28 de dezembro de 2018 e ao Projeto Capes PrInt/UFBA.
 
 
Crédito da imagem: Alunos na escola foto criado por wirestock - br.freepik.com