Início >> Ufba Em Pauta >> Programa de pós da UFBA e UEFS comemora 10 anos

Programa de pós da UFBA e UEFS comemora 10 anos

D'Ambrosio é um dos conferencistas

O Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA e UEFS realiza nas próximas segunda e terça e quarta-feira (dias 23, 24 e 25 de agosto) o evento comemorativo de seus 10 anos de funcionamento. Estão escalados para proferir palestras vários professores da UFBA e da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) sobre temas de suas respectivas áreas de atuação no âmbito do programa. Falarão no primeiro dia (23) Olival Freire Jr. (Instituto de Física/UFBA) – “Dissidentes quânticos: pesquisa em fundamentos da teoria quântica em torno de 1970”; Charbel El-Hani (Instituto de Biologia/UFBA) – “Determinação descendente e limites da redução interteórica”; José Luís de Paula Barros e Silva (Instituto de Química/UFBA) – “O ácido que não era ácido carboxílico”; André Luís Mattedi Dias (Depto. de Ciências Exatas/UEFS) – “A história do ensino da matemática na Bahia: profissionalização e modernização (1940-1970)”; Cláudia Sepúlveda (Depto. de Educação/UEFS) – “Perfil conceitual de adaptação: uma ferramenta para análise de discurso de salas de aula de biologia em contextos de ensino de evolução”; Andréia Maria Pereira de Oliveira (Depto. de Ciências Exatas/UEFS) – “Modelagem matemática nas práticas pedagógicas: tensões nos discursos dos professores”.

Para o segundo dia (24) estão programadas conferências do Prof. Roberto Nardi (Depto. de Educação da Unesp, Bauru, e coordenador da Área de Ensino de Ciências e Matemática da Capes), sobre “A Área de Ensino de Ciências e Matemática no Brasil: origens, características, programas de pós-graduação e critérios de avaliação da Capes”; e Prof. Ubiratan D’Ambrósio, Professor Emérito de Matemática da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – “Institucionalização da pesquisa científica: da Antiguidade aos nossos dias”. A programação continua com palestras de Amilcar Baiardi (Centro de Artes, Humanidades e Letras/UFRB) – “Programa de Rede de Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, INCTs: a Big Science chega ao Brasil”; João Carlos Salles (Depto. de Filosofia/UFBA) – “Lógica e experiência”; Cláudia Bacelar (PPG em Ensino, História e Filosofia das Ciências/UFBA-UEFS) – “A onto-epistemologia de Berkeley”; Elder Teixeira (Depto. de Física/UEFS) – “Uma síntese da pesquisa sobre o uso didático de história e filosofia da ciência no ensino de física”.

No último dia (25) haverá conferências de Arden Zylbersztajn (do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC) – “Refletindo sobre a relação entre a filosofia da ciência e o ensino”; e de Ileana Greca (Depto. de Física, Universidade de Burgos, Espanha) – “Metodologias de pesquisa em ensino de ciências em América Latina: Como estamos pesquisando nos últimos dez anos”. Na sequência fazem palestras os professores Aurino Ribeiro Filho (Instituto de Física/UFBA) – “O Instituto de Física - um breve roteiro histórico”; Rômulo de Araújo Lima (Pró-Reitoria de Integração e Desenvolvimento Estadual da UFPB) – “A pós-graduação na UFPB: O papel das relações internacionais na geração, transferência e absorção de ciência e tecnologia”; e Edilson Moradillo (Instituto de Química/UFBA) – “Formação de professores de química através da perspectiva sócio-histórica”. Conferência do Prof. Nilson Machado (Faculdade de Educação/USP), sobre “Sete desvios de pesquisa em educação”, encerrará o evento. Todas as palestras serão realizadas no Instituto de Física (Campus Universitário de Ondina). Mais informações pelo telefone (71) 3283-6608 ou pelo e-mail pice@ufba.br.