Início >> Ufba Em Pauta >> Recital reune pianista brasileiro e cantoras estrangeiras

Recital reune pianista brasileiro e cantoras estrangeiras

Repertório traz variedade de compositores

As cantoras líricas Kathryn Hartgrove (mezzo-soprano norte-americana) e Brygida Bziukiewicz (soprano polonesa) mais o pianista brasileiro Sérgio Gallo se apresentam no dia 17 de agosto em recital promovido pela Escola de Música da UFBA no Salão Nobre da Reitoria, às 20h. Esses renomados musicistas também vão ministrar masterclasses de canto e de piano na Escola de Música no dia 18, às 9h. O repertório traz uma variedade de compositores, dentre os quais serão executadas obras de Schumann (Kinderzsenen Op. 15), Villa-Lobos (A maré encheu e Dança do índio branco), Rachmaninoff (Vocalise), Puccini (Dueto das Flores, da Opera Madame Butterfly), Dvorák (Canção para a lua, da ópera Rusalka), Rossini (Duetto buffo di due gatti), e outros mais.

Kathryn Hartgrove é mezzo-soprano de grande precisão, extensão e esplendor vocal. Ela tem se apresentado nos Estados Unidos, na América Latina e Europa. Seus papéis em ópera incluem Judith em Bluebeard’s Castle, Suzuki em Madame Buterfly, , Siebel em Faust, Emilia em Otello e Santuzza en Cavaleria Rusticana com companhias como Lyric Opera of Kansas City, San Francisco Opera, New York City Opera’s National Tour, Chicago Opera Theater, Łodz National Opera da Polônia, Chamber Opera de Chicago, Piedmond Opera Theater e Opera Maine. Ela se apresentou como solista com a Sinfônica Nacional de Istambul, Grant Park Symphony, Hinsdale Chamber Orchestra, Lake Shore Symphony, Millikin-Decatur Symphony e a Beloit-Janesville Symphony. Tem também apresentado recitais solo no Perú, Brasil, França, Itália, e já foi ouvida em rádio e televisão na Turquia e Estados Unidos. Foi convidada recentemente para cantar nas cidades brasileiras de São Paulo, Bauru e Campinas; na Itália, em Rimini, e um Concerto de Gala em Novafeltria. Ela já se apresentou também com o Festival Bach em Trujillo, Peru e para a Série de Concertos Atelier, em Paris, França.

Brygida Bziukiewicz é soprano celebrada, nascida na Polônia, e tem impressionado audiências com sua voz de beleza etérea, em excelentes performances em diversas cidades pelo mundo. Seus papéis operísticos incluem Pamina em A Flauta Mágica, com a Milwawkee Opera; Violetta em La Traviata, em Klagenfurt, Austria; Gretel em Hansel and Gretel; O triplo papel de Olympia, Giuletta e Antonia em Contos de Hoffmann com o Grant Park Music Festival em Chicago; Micaela em Carmen; Mimi em La Bohème com o Lincoln Opera. Ela também interpretou os papéis de Gilda em Rigoletto, Donna Anna em Don Giavanni, Cio-cio San em Madama Butterfly, Lucia em Lucia di Lammermoor, e Rosina em Il Barbieri di Siviglia em casas de sopera na Itália, Polônia, Turquia, Cáiro, bem como em Chicago, Nova York, São Francisco e Toledo.

Sérgio Gallo leciona na Georgia State University em Atlanta desde 2006, tendo sido anteriormente coordenador da área de piano na University of North Dakota. Apresentou recitais no Brasil, EUA e em vários países da Europa e Ásia, e foi solista de orquestras no Brasil, EUA e Turquia. Foi também nomeado Bosendorfer Artist e grava pelo selo Eroica.  Seus discos receberam elogios dos críticos da Gramophone Magazine e American Record Guide. Sérgio Gallo recebeu prêmios do Concurso Jovens Solistas da OSESP e da University of California Symphony, Henry Cowell Funds-American Music Center in NY, e fez duas turnês nos EUA sob os auspícios da National Endowments for the Arts. Em 2010 está apresentando concertos em comemoração aos aniversários de Chopin e Schumann, além de concertos com a Dekalb Symphony e a Ludwig Symphony.