Início >> Ufba Em Pauta >> Rede metropolitana de alta tecnologia de Salvador celebra 10 anos na UFBA

Rede metropolitana de alta tecnologia de Salvador celebra 10 anos na UFBA

.

A celebração dos dez anos de existência da Rede Metropolitana de Salvador (REMESSA) – rede de alta tecnologia que conecta instituições acadêmicas de pesquisa, de saúde e de serviços – reuniu representantes e parceiros de várias instituições, na manhã dessa quarta-feira (03/07), no Salão Nobre da Reitoria da UFBA. De acordo com o vice-reitor, Paulo Miguez, “comemorar uma década dessa estrutura a serviço do desenvolvimento da pesquisa e tecnologia em nosso Estado, reafirma o compromisso de nossa universidade com um projeto de futuro para a sociedade”.

A REMESSA que é liderada pela UFBA, através da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), e formada por diversos anéis óticos que conectam 37 instituições, ao longo de 300 Km de cabeamento de fibra óptica, levando dados em alta velocidade (de 1 a 10Gbps) para universidades a centros de ensino e pesquisa, incluindo hospitais, também atua por meio de parcerias, diversas redes corporativas no âmbito dos governos federal, estadual e municipal. Segundo a coordenadora de projetos especiais da STI, Claudete Alves, a REMESSA é uma rede comunitária, participativa, de ponta e já consolidada, cujo modelo de gestão é pautado na transparência”.

Ao longo destes dez anos, a REMESSA se expandiu e englobou diversas outras instituições além das originárias, expandindo-se para e, se consolidando como a infraestrutura avançada de rede em Salvador e uma das referências nacionais na área.  De acordo com Alves, “ao longo desses dez anos, a rede melhorou a qualidade da infraestrutura no uso de aplicações avançadas, reduziu custos e possibilitou um aumento da velocidade em mais de 100 vezes, desde sua origem, através do projeto nacional Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), sob coordenação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Para o diretor-geral da RNP, Nelson Simões, “a REMESSA está entre as melhores redes nacionais. Sua essência do que é a pesquisa e o trabalho entre as comunidades geram um valor inestimável para o desenvolvimento econômico, social e científico do Estado”.  Por isso, o diretor da Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel), Cláudio Maltez, destacou que o momento traz uma grande satisfação, pois “a REMESSA é de grande importância par a prefeitura, desde os grandes até os pequenos projetos, todos contam com a infraesturura da rede”.

A cerimônia também contou com uma apresentação musical do Coro Juvenil Neojibá, interpretando Hino à Alegria de Beethoven.  Enquanto os cantores estavam presentes na Reitoria, os músicos da Orquestra Juvenil da Bahia executavam o acompanhamento do Parque do Queimado, por mediação digital da REMESSA.  Claudete destacou que a apresentação só foi possível devido alta velocidade da rede para aplicações avançadas que transmite reduz imensamente o delay (atraso em transmissões via internet). Logo após, o diretor-geral da RNP, Nelson Simões, falou da trajetória histórica e importância das atividades da REMESSA “para as visões de futuro e impulso à ciência, tecnologia e educação para todos”.

Diversos colaboradores da Rede Metropolitana de Salvador - REMESSA