Início >> Ufba Em Pauta >> Reitor João Carlos Salles recebe a visita do secretário de Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues

Na pauta, parcerias para fortalecer a aprendizagem

O reitor João Carlos Salles se reuniu, nesta quinta-feira (28), com o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues. No encontro, realizado na reitoria, foi proposta a contribuição da UFBA para o Plano Político Pedagógico da rede estadual de ensino.

Salles ressaltou que a reunião aprofunda uma relação já existente entre as instituições. “Este é um passo que propicia uma relação mais sólida e estreita entre todas as universidades públicas, visando projetos fundamentais para o desenvolvimento do Estado e para o fortalecimento e qualidade da Educação Básica. Por isso, a ideia é compartilhar espaço, saber e experiências, utilizando nossos recursos, juntos, em prol da educação”, disse.

“Temos um grande orgulho da rede de Educação Superior da Bahia, formada por seis unidades federais, dois institutos federais e quatro unidades estaduais”, destacou o secretário. “É uma cobertura relativamente significativa, porém queremos ampliar essa atuação com parcerias que incluam os jovens no Ensino Superior. Também contamos com o papel histórico das universidades na formação de professores, além do legado que existe a partir da superação da inclusão, através dos nossos estudantes quilombolas, indígenas pobres, mulheres, que estão gradualmente ocupando mais espaços”, destacou.

Jerônimo disse que as instituições de Ensino Superior têm muito do que contribuir com a Educação Básica. “Nós não podemos ficar distantes da universidade. Então, estamos formando um conceito sobre o lugar das universidades no Plano Político Pedagógico da Educação na Bahia”, ressaltou.

Participaram da reunião o subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, o coordenador Executivo de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, a diretora Geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), órgão ligado à SEC, Cybele Amado, e o pró-reitor de Ensino da Graduação, Penildon Silva Filho.