Início >> Ufba Em Pauta >> Repositório Institucional é o portal do conhecimento da UFBA

Repositório Institucional é o portal do conhecimento da UFBA

Flávia Rosa defende tese sobre a criação do Repositório

Nesta quarta-feira, dia 20 de abril, às 14h30, Flávia Rosa, professora e diretora da Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), defende sua tese para obter o título de doutora no Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade, linha de Cultura e Desenvolvimento, da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Como objeto de estudo de sua tese, Flávia Rosa realizou uma pesquisa cujo tema central é a comunicação científica na UFBA, com o acompanhamento e a definição de uma política para a implantação do Repositório Institucional (RI) nesta Instituição.

O RI da UFBA, que já está acessível na web ( www.repositorio.ufba.br ) e  hoje é responsabilidade da Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação, é uma iniciativa que possibilita a reunião, preservação e divulgação da produção científica e artística desenvolvida na UFBA. Em sintonia com o Movimento de Acesso Aberto, que visa a difusão de publicações científicas, o RI da UFBA foi desenvolvido a partir do software aberto DSpace, e é um espaço que promove, de forma gratuita, o acesso a informações confiáveis na Internet, estabelecendo-se como uma importante ferramenta na preservação e disseminação da memória intelectual em todas as áreas da Universidade.

O estudo apresentado na tese de Flávia Rosa foi desenvolvido a partir de pesquisa-ação, pesquisa documental e estudo de caso, além de coleta de entrevistas semiestruturadas, aplicação de questionários e observação participativa através de registro em um Diário de Campo. Flávia Rosa também apresenta um plano de trabalho e metas a serem cumpridas, visando uma maior e melhor utilização, assim como reconhecimento, do Repositório Institucional da UFBA.