Início >> Ufba Em Pauta >> Resultados do Enade refletem qualidade dos cursos de graduação da UFBA

Resultados do Enade refletem qualidade dos cursos de graduação da UFBA

Pró-reitor de Graduação ressalta melhoria na avaliação

Os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2016 foram divulgados neste mês pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Entre os 13 cursos de graduação da UFBA que foram avaliados, todos apresentam nota igual ou superior a 4, notas que refletem melhor a qualidade dos cursos oferecidos pela Universidade em relação a outras avaliações.

Os cursos de Farmácia, tanto em Salvador quanto no campus de Vitória da Conquista, obtiveram o conceito máximo (5). Os demais cursos receberam o conceito 4 na avaliação: Medicina, Nutrição, Enfermagem, Odontologia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Serviço Social e Fisioterapia – em Salvador; e os cursos de Enfermagem e Nutrição – em Vitória da Conquista.

O pró-reitor de Ensino de Graduação da UFBA Penildon Silva Filho destaca a melhoria na avaliação com o crescimento das notas dos cursos avaliados. “Isso se deve a vários aspectos, como o trabalho de coordenadores de colegiados e congregações que estão atentos ao Exame. O que é muito positivo, pois ajuda a refletir mais a realidade da Universidade”.

O Núcleo de Acompanhamento das Avaliações dos Cursos de Graduação da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação foi criado para contribuir com os colegiados e coordenadores no momento de avaliação do Enade e das vistas para reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos.

De acordo com Penildon Filho, a UFBA se saiu muito bem no processo de avaliação, especialmente no que se refere aos projetos pedagógicos dos cursos e à qualificação dos seus professores. “O que falta às vezes tem a ver com a infraestrutura, como novos laboratórios e salas de aula. E isso depende de investimentos do governo federal”, explica. 

O Enade é realizado para aferir o desempenho dos estudantes em relação a conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. Em 2016, foram avaliados estudantes das áreas de Saúde, Ciências Agrárias e áreas afins; e os eixos tecnológicos de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança. As áreas de avaliação são definidas anualmente pelo Ministério da Educação.

Na edição deste ano, 195.757 estudantes concluintes regulares realizaram a prova em todos os estados brasileiros, distribuído em 942 municípios, com 1.009 locais de aplicação e 7.388 de salas. Foram 4.300 cursos avaliados, de um total de 997 Instituições de Ensino Superior.