Início >> Ufba Em Pauta >> Revista do Professor de Matemática promove encontro em Salvador

Revista do Professor de Matemática promove encontro em Salvador

Encontro acontece pela primeira vez na Bahia

Estão abertas as inscrições para o 5.º Encontro da Revista do Professor de Matemática (RPM), que será realizado nos dias 3 e 4 de junho deste ano. Promovido pela Sociedade Brasileira de Matemática, o encontro é voltado para professores, alunos e amantes da matemática e tem apoio do Instituto de Matemática da Universidade Federal da Bahia, Petrobras e Editora Saraiva. O 5.º Encontro da RPM, realizado pela primeira vez na Bahia, vai homenagear o Prof. Geraldo Ávila e será composto de palestras, minicursos e oficinas para professores da educação básica e alunos e professores de cursos de licenciatura em Matemática e áreas afins. As inscrições estão sendo feitas através do site www.rpm.org.br até o dia 25 de maio. Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones (71) 3283-6287 e (11) 3091-6124, além dos e-mails rpm@ime.usp.br, adelmojesus2008@gmail.com e luzinalv@hotmail.com.

O homenageado, Prof. Geraldo Severo de Souza Ávila, já aposentado, foi docente no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (S. J. Campos), no Instituto de Física Teórica de São Paulo (Unesp), das universidades de Wisconsin (Madison) e Georgetown (Washington, D. C.), da Universidade de Brasília, da Unicamp e da Universidade Federal de Goiás. Bacharel e licenciado em Matemática pela USP, mestre e doutor pela Universidade de Nova York (NYU), é membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Matemática por dois anos. É autor de vários trabalhos de pesquisa e monografias na área de equações diferenciais parciais e propagação ondulatória, dezenas de artigos de ensino e divulgação, e vários livros para o ensino universitário, dois dos quais agraciados com o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro.