Início >> Ufba Em Pauta >> Rio de Janeiro e Salvador sediam debates públicos do Corpocidade

Rio de Janeiro e Salvador sediam debates públicos do Corpocidade

Evento selecionou 99 "provocações" para debate

Em sua segunda edição, o projeto Corpocidade: debates em estética urbana 2 pretende politizar e acrescentar uma instância de ação às discussões, iniciadas em 2008, sobre a degradação da experiência pública das cidades e o empobrecimento da experiência corporal urbana de seus habitantes, decorrentes do crescente processo de espetacularização das cidades, das artes e do corpo na atualidade. Neste ano, serão realizados dois encontros gratuitos e abertos ao público − o primeiro, no Rio de Janeiro (22/11), e o outro, em Salvador (29 e 30/11) − para discutir e testar articulações possíveis entre Corpo e Cidade, como estratégia de redesenho das suas condições participativas no processo de formulação da vida pública.

Com o objetivo de fomentar o surgimento de novas abordagens e pontos de fuga sobre o tema, construindo debates e não conclusões, foram selecionadas 99 provocações: textos sucintos com até 500 palavras, com problematizações sobre o tema conflito e dissenso no espaço público, inscritos previamente e já disponíveis para consulta no site informado abaixo. Nos debates, essas provocações não serão apresentadas, mas, sim, articuladas com os resultados do processo de experimentações coletivas de hipóteses teóricas e artísticas desenvolvido anteriormente por um grupo de trabalho formado por artistas, professores universitários, pesquisadores e líderes comunitários da Maré (Rio de Janeiro) e de Alagados (Salvador).

Dentre os debatedores convidados estão a coreógrafa Lia Rodrigues, diretora da Lia Rodrigues Companhia de Danças; o diretor e coreógrafo do grupo Cena 11, Alejandro Ahmed; o professor de Psicologia Luis Antonio Baptista, da Universidade Federal Fluminense; o arquiteto Pasqualino Magnavita, professor da Universidade Federal da Bahia; dentre outros. São curadoras do projeto a crítica de dança Fabiana Dultra Britto, professora da UFBA; a arquiteta e urbanista Paola Berenstein Jacques, também professora da UFBA; e a arquiteta, urbanista e historiadora Margareth Pereira, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

As inscrições para ouvintes poderão ser feitas pelo site através do preenchimento do formulário online e/ou presencialmente, mas estão limitadas à capacidade dos auditórios. Além disso, os debates também poderão ser acompanhados pela internet, em tempo real, através de um link disponível no site www.corpocidade.dan.ufba.br/2010.