Início >> Ufba Em Pauta >> Semana do Servidor e da Servidora promoveu reflexão e diálogo sobre o trabalho na Universidade

.

A UFBA realizou, de 20 a a31 de outubro, a Semana do Servidor e da Servidora UFBA 2023. Realizada pela Pró-reitoria de Desenvolvimento de Pessoas (Prodep), “a Semana do Servidor e da Servidora vem se constituindo, a cada ano, como um momento importante na Universidade, em que seus servidores podem debater e dialogar com estudiosos da temática do trabalho no serviço público e construir cenários alternativos de atuação, após seguidos anos de desafios impostos nacionalmente à categoria", resume o pró-reitor Jeilson Andrade.

A programação foi montada pelo Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho da Coordenação de Desenvolvimento Humano, em conjunto com o Serviço Médico Universitário Rubens Brasil (Smurb) e dos Sindicatos dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Universidades Públicas Federais no Estado da Bahia (Assufba) e Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia (Apub).

Neste ano, foi constituída uma comissão com representação dos setores e instituições participantes, com a finalidade de construir parcerias nas ações de saúde e qualidade de vida dos servidores em atividade e aposentados, e também de organizar a Semana. “A programação é um primeiro resultado dos trabalhos desta Comissão”, segundo a Prodep.

Mesa 4

Programação

Por meio de um conjunto de mesas temáticas, a programação abordou a singularidade, a trajetória, a relevância e o contexto social da condição de servidor público nos dias de hoje, com recorte para a UFBA. Também estiveram em discussão as condições de trabalho de técnicos e docentes e as perspectivas de futuro para esses profissionais.

As mesas foram intituladas “Servidor público: suas contribuições na construção da sociedade democrática”, “Assédio no Trabalho: as manifestações da violência e a interseccionalidade de raça, gênero e classe”, “Servidores técnico-administrativos em educação na UFBA: condições de trabalho e saúde na atualidade” e “Condições de trabalho e saúde do servidor docente: os limites da lógica neoliberal produtivista”. Duas destas atividades ocorreram na Maternidade Climério de Oliveira e no Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos, como forma de possibilitar que trabalhadores da área da saúde tivessem acesso à programação diretamente em seus locais de atuação.

Debatedoras

A servidora Débora Ângelo, médica da UFBA desde 1994, sempre lotada no Smurb, e que participou da mesa “Condições de trabalho e saúde do servidor docente: os limites da lógica neoliberal produtivista”, falou sobre a mudança de perfil no quadro de adoecimento na UFBA destacando que, atualmente, as doenças ligadas à saúde mental são em maior número na UFBA, com o assédio moral como principal desencadeador desse quadro, entre outras motivações.

Já para a professora do Instituto de Psicologia Ana Cláudia Mendonça, a Semana propiciou momentos para entender de que forma essa nova estrutura da organização do trabalho - resultante de uma “lógica neoliberal produtivista”, ela afirma -  repercute nos técnicos-administrativos e nos professores.

Para a professora Denise Vieira da Silva, chefe de Gabinete da Reitoria, “torna-se de fundamental importância a criação de políticas institucionais na universidade destinadas a melhoria das condições de trabalho para o desenvolvimento da carreira docente, apoiando a pesquisa, a qualidade do ensino  e os projetos de extensão, promovendo uma convivência universitária emancipatória, pautada nos direitos humanos, no respeito a diversidade e no desenvolvimento da cidadania".

Além das Mesas e seus debates, a programação também contou com atividades artísticas e culturais, ofertadas pelas Escolas de Música, de Teatro e de Dança. Também, a Sala de Arte/Cinema da UFBA e os Museus Afro-Brasileiro, de Arqueologia e Etnologia e de Arte Sacra disponibilizaram acesso para visita por parte dos servidores.

Durante a programação, também ocorreu uma Feira de Saúde, com diversos serviços, orientações, atendimentos e oficinas, promovidos pelo SMURB, pelo Instituto Multidisciplinar de Reabilitação e Saúde (IMRS) e pela Fundação de Assistência ao Servidor Público (Geap). Entre as opções disponíveis, estavam orientações em diversas especialidades médicas, aferição de sinais vitais, glicemia e dados antropométricos, e ainda oficinas de cuidados com a voz e com a audição. A Semana é também um espaço de debate de ideias e de trocas com profissionais da área de gestão de pessoas, com intensa programação cultural produzida pela própria comunidade da UFBA, o que vem integrar cada vez mais os servidores e permitir um maior conhecimento da riqueza da instituição.

IMG-20231101-WA0038

Palavra de servidor

Para Éder dos Santos Gonçalves da Silva, enfermeiro do Smurb, a Semana do Servidor e da Servidora da UFBA permitiu, como servidor recente da Universidade, “vivenciar e conhecer a realidade local da comunidade acadêmica de forma a contribuir com a minha integração e socialização dentro da instituição”.

Já para Adriana Oliveira, que é servidora do Instituto de Saúde Coletiva, a Semana representou um  importante avanço da Universidade na forma transdisciplinar e interdisciplinar com que deve ser tratado os temas da promoção da saúde, da qualidade de vida, do bem-estar, da convivência “para que esse ambiente universitário possa se tornar cada vez mais saudável e inclusivo para os seus trabalhadores técnico-administrativos, docente e terceirizados”, resumiu.