Início >> Ufba Em Pauta >> Seminário e Mesa Redonda discutem áreas de risco de deslizamento

Seminário e Mesa Redonda discutem áreas de risco de deslizamento

Eventos serão realizados nos dias 06 e 07 de abril

Tendo como principal objetivo mobilizar os diversos atores envolvidos com os problemas de deslizamentos de terra, visando a identificar formas de atuação integrada que reduzam e minimizem as perdas materiais e humanas resultantes de eventos desastrosos, a Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, está promovendo uma Mesa Redonda e um Seminário sobre o tema. Na quarta-feira (06/04) será realizada uma Mesa Redonda sobre Ações Preventivas e Emergenciais em Situações de Tragédia de Escorregamento, tendo como convidados engenheiros que estiveram presentes nos deslizamentos de terra em Santa Catarina, Angra dos Reis, Niterói, Rio de Janeiro e Região Serrana, para apresentar as lições aprendidas nestes episódios. Já no dia seguinte, quinta-feira, dia 07 de abril,  juntamente com o CREA e os Núcleos Regionais da Bahia da ABGE, ABMS e SBG a EPUFBA promoven o seminário Áreas de Risco de Deslizamento: Identificações, Responsabilidades, O que fazer? Os eventos terão lugar no Auditório Leopoldo Amaral da EPUFBA e começam às 08h.

Ocorrências relacionadas com deslizamentos de terra, com consequentes desabamentos e, frequentemente mortes, são recorrentes e mobilizam a todos os cidadãos, com demonstrações de solidariedade e apoio, gerando grande sensação de impotência. As cidades brasileiras e o estado da Bahia não são exceções. Como resultado dos seus processos de ocupação territorial, desenvolvimento econômico e social, essas cidades geram situações de riscos, cuja solução exige investimentos vultosos do poder público, quase sempre adiados por limitações orçamentárias, concorrendo com as demandas de saúde, educação, segurança e outras. Recentemente, foi divulgado documento da ONU, no qual o Brasil é signatário: “estratégia de redução de riscos e desastres naturais – EIRD”. Um dos compromissos assumidos com a elaboração da plataforma global de redução de riscos e desastres é o fortalecimento institucional e a preparação das comunidades vulneráveis, para a convivência com esses riscos.

Diante dessa realidade e ciente do grande poder de influência das instituições acadêmicas, detentoras de conhecimento específico sobre as condições favoráveis à ocorrência desses eventos, a Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, juntamente com o CREA e os Núcleos Regionais da Bahia da ABGE, ABMS e SBG, vem oferecer a oportunidade de diálogos e debates entre representantes das diversas áreas da sociedade que, juntos, poderão reduzir os danos, na maioria das vezes irreparáveis e transformando, assim, nossas cidades, deixando-as mais seguras e as comunidades, mais protegidas.

Informações sobre os eventos através do e-mail: ledmundo@ufba.br; tel: 3283-9703 ou 3283-9898 Cel 8707-1033 ou 9965-4392. O evento será transmitidoatraves da internet (www.eng.ufba.br). Contribuições e questoes para o debate final através de geotecnia@ufba.br.