Início >> Ufba Em Pauta >> Servidores da UFBA e UFRB reconduzem diretores da Assufba

Servidores da UFBA e UFRB reconduzem diretores da Assufba

Diretoria reeleita com 1.795 votos já tomou posse

Os trabalhadores técnico-administrativos da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) reelegeram, no último fim de semana, a direção da Assufba Sindicato. Pelos próximos três anos, a Chapa 1 – Sindicato é pra Lutar – continuará coordenando a entidade, que tem cerca de 5.500 servidores em diversos campus espalhados pelo estado. Marcado pela tranquilidade, o processo eleitoral, conduzido por uma comissão, eleita pela categoria em assembleia geral, foi findado no sábado (dia 9), referendando a vitória da Chapa 1, com 1.795 votos do total de 2.591 votantes. A Chapa 2 – Reafirmando a Luta – obteve 585 votos, sendo que os brancos e nulos somaram 211 votos.

A nova gestão tomou posse no mesmo dia em que foi finalizada a apuração, quando o coordenador geral reeleito, Renato Jorge Pinto, falou sobre a conquista. “Foi uma eleição democrática. Os servidores participaram ativamente do pleito, como mesários, fiscais e indo às urnas, demonstrando que nossa categoria está madura e que temos um sindicato forte, que acaba de completar 30 anos de luta”, disse Renato.

O processo eleitoral, também, foi acompanhado de perto pela deputada federal e ex-dirigente da entidade, Alice Portugal, que fez questão de votar e participar desse ato democrático de sua categoria. “O momento foi de reafirmar o sindicato como arma de luta, como a casa do servidor, espaço onde ele tem levantadas suas agruras e necessidades para transformá-las em vontade coletiva”, disse a parlamentar. A deputada também comentou a vitória da Chapa 1, da qual é liderança histórica. “Vivenciamos um momento de coroamento desse trabalho extremamente bem feito, dessa diretoria combativa, que se fez reconhecer como liderança, no acompanhamento dos servidores de unidade em unidade, erguendo as bandeira de luta da categoria. Portanto, para mim, que sou uma das pioneiras nesse processo, é um motivo de orgulho ver a Assufba em condições de se colocar como uma entidade sindical que faz unir a luta política geral com a defesa do direito do servidor”, reforçou Alice.

Filiada à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a Assufba Sindicato terá como desafios, a serem enfrentados nessa nova gestão, as negociações da Campanha Salarial 2011 e a luta contra a privatização dos hospitais universitários.