Início >> Ufba Em Pauta >> Solenidade em Brasília empossa reitor da Unilab

Solenidade em Brasília empossa reitor da Unilab

Paulo Speller deixa Mato Grosso pelo Ceará

Em cerimônia realizada no dia 25 d agosto, em Brasília, o ministro da Educação, Fernando Haddad, empossou o novo reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Prof. Paulo Speller. Diversas autoridades participaram da solenidade, inclusive a prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim, os secretários municipais da Fazenda e da Educação, Marivaldo do Amaral e Eliezer Santana, respectivamente. Para a prefeita, a criação da universidade se configura como “mais uma conquista positiva para o município mais negro do país, que re-significará a vida do povo de São Francisco do Conde e de toda a Região Metropolitana”. O diferencial da nova instituição com sede em Redenção, no Estado do Ceará, e campus que acomodará um Centro de Pós-Graduação no município de São Francisco do Conde, está no intercâmbio com as regiões que compõem a Comunidade dos Países da Diáspora Africana de Língua Portuguesa (CPLP), dentre os quais: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Macau. O objetivo é fortalecer a cooperação internacional entre professores e estudantes desses países.

Os estudantes brasileiros que pretendam ingressar na Unilab passarão pelos processos seletivos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Já os estudantes estrangeiros irão passar por metodologias diferenciadas. O campus de São Francisco do Conde funcionará onde atualmente estão as ruínas da Primeira Escola de Agronomia da América do Sul e o início das atividades está previsto para 2011. A Unilab é a 14.ª universidade criada no Brasil desde 2003, ano em que o presidente Lula iniciou o programa de expansão das universidades federais, e a quarta da Bahia. O reitor Paulo Speller, além de mestre em Psicologia e doutor em Ciências Políticas, foi reitor da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), é presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE) e presidiu a Comissão de Implantação da Unilab.