Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA celebra 77 anos de fundação e 200 anos de independência da Bahia com grande encontro para discutir Cultura e Arte

.

A Universidade Federal da Bahia realiza o I Encontro Nacional de Cultura e Arte nas Universidades Federais Brasileiras. O evento acontece no Salão Nobre da Reitoria, de 03 a 05 de julho, e integra as celebrações dos 77 anos da UFBA e dos 200 anos de independência do Brasil na Bahia, comemorados em 2 de julho de 2023. As inscrições estão abertas em http://www.inscricaoculturaarte.ufba.br/.

A programação reúne representantes de instituições de ensino superior, entidades do campo artístico-cultural e representantes dos órgãos de cultura dos governos federais, estaduais e municipais, para discutir as múltiplas possibilidades de institucionalização da gestão das ações de cultura e arte no âmbito das universidades, buscando ampliar sua contribuição para o campo cultural e artístico brasileiro e global, estreitando laços entre universidades, governos e setores sociais, com seus respectivos agentes, comunidades e territórios.

O evento já tem confirmadas participações de pesquisadores de mais de uma dezena de universidades: Unicamp, UFMG, UFPE, UFC, UFF, UFABC, UFJF, UFSC, UFPR, UFRN, UFCA, UFU, UFRB, UFOB, UFSB, além da própria UFBA. Estarão em debate as diversas experiências de gestão da cultura nas universidades, o que irá possibilitar obter, ao final do evento, uma síntese crítica de diferentes modelos de institucionalização das práticas, equipamentos e corpos artísticos estáveis na Universidade Pública brasileira.

Veja os objetivos do evento e a programação já confirmada. Inscreva-se e participe!

O I Encontro Nacional de Cultura e Arte nas Universidades Federais Brasileiras tem como objetivos:

>> Analisar e desenvolver a cultura e a arte no âmbito das universidades federais brasileiras;

>> Ampliar a contribuição das universidades federais para as culturas e artes brasileira e glocal;

>> Aprimorar a intercâmbio cultural e artístico entre as universidades federais e entre elas, os demais setores da sociedade, os agentes, as comunidades e territórios;

>> Discutir e implementar mapeamentos, diagnósticos, políticas e planos de cultura e arte nas universidades federais sintonizamos com planos nacionais de cultura e arte;

>> Contribuir para a construção e consolidação de uma cultura cidadã e democrática, que se contraponha às culturas autoritárias em todos as suas vertentes.