Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA divulga resultado do primeiro edital de professores com notório saber

UFBA divulga resultado do primeiro edital de professores com notório saber

.

A Pró-reitoria de Extensão (Proext) da UFBA divulgou o resultado do primeiro edital para contratação de professores visitantes com reconhecido notório saber.

O edital faz parte do Programa de Saberes Tradicionais e busca fortalecer projetos de Ação Curricular em Comunidade e em Sociedade (ACCS), a curricularização da extensão e as relações da UFBA com comunidades, territórios e demais setores da sociedade.

Notório saber um título conferido por uma instituição universitária para reconhecer o saber de membros da comunidade que não possuem trajetória acadêmica. Geralmente é concedido a detentores de saberes tradicionais e artistas. O reconhecimento habilita os titulados a lecionarem em universidades.

Ao todo, seis candidatos foram selecionados. Confira as áreas de notório saber, breve currículo e unidade de ensino da UFBA onde os aprovados irão lecionar:

WhatsApp Image 2023-08-17 at 17.43.30 (2)
Antônia Braz Santana (Mestra Japira) - Foto: Espaço do conhecimento UFMG

Área de Notório Saber: Educação – Conhecimento e Inclusão Social

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas

Antônia Braz Santana (Mestra Japira): Pajé da aldeia Novos Guerreiros (Bahia), Mestra Japira é uma grande conhecedora dos ecossistemas da Capoeira, da Mata Atlântica, da Restinga e do Brejo. Ela é uma mestra dos cuidados e da cura (nos planos biológico e espiritual, interligados).

WhatsApp Image 2023-08-17 at 17.43.30 (1)
Maria José Muniz de Andrade Ribeiro (Mestra Mayá) - Foto: João Pixels

Área de Notório Saber: Educação – Conhecimento e Inclusão Social

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas

Maria José Muniz de Andrade Ribeiro (Mestra Mayá): Mestra, educadora, liderança política e religiosa da luta Pataxó Hãhãhãe. Ela é autora do livro “A escola da reconquista”, da Editora da Teia dos Povos.

WhatsApp Image 2023-08-17 at 17.43.30
Norival Moreira de Oliveira (Mestre Nô) - Foto: Henrique Almdeida/Agecom/DGC/UFSC

Área de Notório Saber: Educação

Faculdade de Educação

Norival Moreira de Oliveira (Mestre Nô): considerado baluarte da Capoeira de Angola. Foi discípulo de Mestre Nilton, tornou-se frequentador das Rodas organizadas por Mestre Pirro, também da Massaranduba e Mestre Zeca, do bairro Uruguai, de quem aprendeu a tocar o berimbau.

WhatsApp Image 2023-08-17 at 17.43.29
Ricardo José Aleixo de Brito - Foto: Rafael Motta

Área de Notório Saber: Letras – Estudos Literários

Instituto de Letras

Ricardo José Aleixo de Brito: é um poeta, músico, produtor cultural, artista plástico e editor brasileiro. Estreou em 1992, com o livro Festim. Responsável pela curadoria de diversas exposições.

WhatsApp Image 2023-08-17 at 17.43.30 (3)
Ítala Nandi - Foto: Ana Branco

Área de Notório Saber: Artes Cênicas

Escola de Teatro

Ítala Nandi:  atriz, produtora teatral e diretora teatral. É considerada uma das grandes damas do teatro brasileiro, com uma extensa carreira nos palcos iniciada em 1959. É autora do livro “Teatro Oficina, onde a arte não dormia”, pela Editora Nova Fronteira e em 2010 lançou o romance futurista “Os Sonhos de Vesta”, indicado ao Prêmio de Literatura do Estado de São Paulo no mesmo ano.

WhatsApp Image 2023-08-17 at 17.43.31
Joelson Ferreira de Oliveira - Foto: Pedro Aspahan

Área de Notório Saber: Arquitetura e Urbanismo

Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos

Joelson Ferreira de Oliveira: liderança do Assentamento Terra Vista, em Arataca (BA), e da Teia dos Povos. Com formação em agroecologia, ele defende a diversidade biológica através da preservação e disseminação de sementes crioulas entre povos quilombolas, indígenas, assentamentos e reservas extrativistas.