Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA e SESAB inauguram Farmácia Popular do Brasil

UFBA e SESAB inauguram Farmácia Popular do Brasil

Iniciativa será chamada FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE

Será inaugurada às 11 horas desta sexta-feira (dia 18 de fevereiro) a 27ª Farmácia Popular do Brasil na Farmácia-Escola da UFBA graças a um projeto em parceria da Faculdade de Farmácia da UFBA e a SESAB, através da Superintendência de Assistência Farmacêutica do Estado da Bahia. Este projeto que será conhecido pela comunidade como FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE será responsável pela produção e dispensação de medicamentos manipulados e medicamentos industrializados para a população, através do Programa Farmácia Popular do Brasil. O evento acontecerá no Salão Nobre da Reitoria da UFBA e contará com as presenças do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o governador Jaques Wagner e o Secretário Estadual da Saúde, Jorge Solla e a Reitora Dora Leal.

O Programa Farmácia Popular do Brasil tem como objetivo primordial a ampliação do acesso da população aos medicamentos básicos e essenciais, diminuindo seus custos e, conseqüentemente, seu impacto sobre o orçamento familiar. Trata-se de verdadeira adoção de medidas destinadas a otimizar o acesso a medicamentos e à assistência farmacêutica, fortalecendo as estruturas dos serviços públicos de saúde, diminuindo as internações devido ao descontrole de doenças crônicas, como a hipertensão e diabetes. O Programa não tem fins lucrativos, servindo basicamente como ferramenta de inclusão social, ao passo que assegura à população, fácil e eficiente acesso a medicamentos de baixo custo. Farmácia da Universidade e Farmácia Popular do Brasil: Rua João das Botas – Canela, próxima a Reitoria.

De acordo com a coordenadora do Projeto, Professora Regina Santos, o funcionamento pleno da Farmácia da Universidade é uma antiga reivindicação dos estudantes de Farmácia da UFBA e um grande anseio dos professores e gestores. A inserção da Farmácia Popular do Brasil na Farmácia da Universidade é uma grande contribuição para a formação do acadêmico, que estará envolvido com todas as ações relacionadas ao medicamento no espaço de uma farmácia, desde a manipulação até a dispensação com atenção ao paciente. Segundo Professor Lindenberg Assunção, diretor da Diretoria de Assistência Farmacêutica, a FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE é uma grande conquista para os futuros farmacêuticos, que terão oportunidade de estágio com melhor qualidade, visualizando na prática o modelo de farmácia como um estabelecimento de saúde.