Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA em Debate: políticas para graduação será tema dos próximos encontros

UFBA em Debate: políticas para graduação será tema dos próximos encontros

Debates serão realizados na Faculdade de Comunicação

Com o objetivo de manter um espaço para reflexão acadêmica e formulação de políticas para a Graduação da UFBA, o projeto UFBA em Debate realizará nos próximos meses uma série de encontros em que serão discutidos temas como assistência estudantil, gênero e sexualidade no contexto da vida universitária, permanência e evasão no ensino superior.

A iniciativa é uma realização conjunta do Observatório da Vida Estudantil, da Pró-reitoria de Ações Afirmativas (PROAE) e da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD), visando a consolidação de uma política de graduação na universidade. A ação também faz parte da programação preparatória para o Congresso da UFBA

O projeto terá sequência após os primeiros debates que ocorreram em 2014.2, quando foram abordadas medidas de inclusão e reformas curriculares. Os próximos encontros serão realizados na Faculdade de Comunicação da UFBA – Campus de Ondina, das 8:30 às 12 horas, sempre às quintas-feiras. O convite é aberto a toda a comunidade universitária. As datas estão abaixo, assim como os temas e os debatedores:

5as. Acadêmicas PROGRAD/PROAE/Observatório da Vida Estudantil

PROGRAMAÇÃO 2015.1

ABRIL: 23

TEMA: Afiliação Acadêmica e Permanência na Universidade

Ava da Silva Carvalho Carneiro - Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela UFBA (2010) e graduada em Psicologia na mesma instituição (2007).

Dyane Brito Reis Santos - Professora Adjunta do Centro de Formação de Professores da UFRB, onde desenvolve o Projeto de Pesquisa Educação e Ações Afirmativas: um olhar sobre a permanência de estudantes negros na UFRB.

MAIO: 28

TEMA: Evasão e Sucesso Acadêmico no Ensino Superior

Jeilson Barreto Andrade - Graduado em Matemática pela UFBA (2010) e Mestre em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade, (UFBA) em 2014

Sônia Maria Rocha Sampaio - Professora Associada IV do IHAC/UFBA e dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia (POSPSI), Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade (EISU) e Engenharia Industrial (PEI) da UFBA.

JUNHO: 18

TEMA: Por um conceito contemporâneo de Assistência Estudantil e a Utilidade das pesquisas sobre Perfil do Estudante

Georgina Gonçalves dos Santos - Graduação em Serviço Social pela UCSAL (1992), mestrado em Educação pela UFBA (2001) e doutorado em Sciences de l'Éducation - Université de Paris VIII (2006).

Olívia Costa Silveira - Pós doutoranda do Programa de Pós-Graduação Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade da UFBA (PNPD CAPES Institucional). Doutora e Mestre em Educação (UFBA) com pesquisas na área de políticas públicas de juventude.

JULHO: 09

TEMA: Gênero e sexualidade no contexto da vida universitária

Marianna Luiza Alves Soares Santos - Psicóloga pela UFBA (2007), pesquisadora do Observatório da Vida Estudantil (OVE), mestre em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade (UFBA, 2014.

Ana Maria de Oliveira Urpia - Doutora em Psicologia pela UFBA e pesquisadora do Observatório da Vida Estudantil), atua na linha de pesquisa Transições Juvenis e Vida Universitária.