Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA ganha prêmio especial por uso das tecnologias para promover inclusão digital

Alunos da Liberdade, Baixo do Fiscal, Alto do Cabrito e outros são beneficiados.
UFBA leva categoria especial, dentre 200 inscritos
 08/11/2010

A cerimônia de entrega do prêmio ARede 2010 congregou pessoas dos diferentes setores da sociedade que se reuniram no último dia 8 para reconhecer as 17 iniciativas vencedoras. Dentre os mais de 200 projetos inscritos, a UFBA foi premiada na categoria Especial Educação com o Programa Onda Digital desenvolvido por uma equipe multidisciplinar coordenada pela professora Débora Abdalla, do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática. Em seu discurso ao receber o Prêmio ARede a professora Débora Abdalla ressaltou que  “esta premiação é importante porque reforça a necessidade de inserir ações sociais dentro das universidades".

Cezar Alvarez, coordenador dos projetos de inclusão digital do governo federal, recebeu o prêmio de Personalidade do Ano da Inclusão Digital, por sua participação na articulação dos projetos Computador para Todos, Um Computador por Aluno, Plano Nacional de Banda Larga e Telecentros.BR. Estavam presentes na cerimônia os deputados federais Paulo Teixeira (PT/SP) e Júlio Semeghini (PSDB/SP), participantes da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara; Kiki Mori, coordenadora executiva do telecentros.BR; Roberto Pinto Martins, secretário das telecomunicações do Ministério das Comunicações.

A instituição responsável pelo Programa é a UFBA através do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática, tendo como parceiros e apoiadores financeiros: Centro de Processamento de Dados da UFBA; Pro-reitoria de Extensão da UFBA, ACC - Atividade Curricular  em  Comunidade da UFBA, Programa Permanecer da UFBA, Programa Proext 2007 e 2009 do Ministério da Educação;  Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia, Empresa Dow Brasil; Associação Cultural Carnavalesca Bloco Ilê Aiyê; Terreiro  Ilê Axê Opô Afonjá,  Projeto Metarede da UEFS e UFBA; Programa Novos Brasis 2006 da Oi Futuro.

Público beneficiado pelo programa:

Corpo docente da UFBA: 05

Bolsistas de Graduação e Pós-graduação da UFBA: 22

Bolsistas de Iniciação Cientifica Junior da UFBA: 9

Alunos das comunidades (Bairros: Liberdade, Rio Vermelho, Baixa do Fiscal, Alto do Cabrito, São Gonçalo do Retiro, do município de Candeias e duas zonas rurais de Candeias – Pasto de Fora e Madeira-), onde o projeto atua: 221

Reportagem sobre a premiação em

Veja abaixo a lista completa dos vencedores do Prêmio ARede 2010.

Prêmio ARede 2010

Prêmio Especial Educação
Programa Onda Digital – Instituto de Matemática da Universidade Federal da Bahia

Modalidade Setor Público