Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA inaugura primeiro prédio do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências

UFBA inaugura primeiro prédio do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências

.

A Universidade Federal da Bahia entrega à comunidade acadêmica, no dia 13 de setembro, às 11h, o novo prédio do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (Ihac), no Campus de Ondina. Trata-se da primeira das duas torres que constam do projeto original de construção do Ihac.

A obra a ser entregue contempla - o bloco A - engloba uma área construída de aproximadamente 7.688,35 m², distribuídos da seguinte forma: o nível térreo será destinado a atividades mais gerais (arena, sala de exposições, serviços de gráfica, etc.), de forma integrada com os usos previstos nas edificações do entorno imediato; e os outros pavimentos destinam-se à atividades específicas do Ihac (secretaria conjunta, laboratórios de informática, salas multiuso, gabinetes, laboratórios etc.).

Hora de festejar

Para o diretor do Ihac, professor Luis Augusto Vasconcelos da Silva, “apesar das dificuldades e desafios na gestão de uma unidade complexa como o IHAC, temos muito a festejar”. O instituto foi criado em 2008 como unidade universitária, com o objetivo de sediar os bacharelados interdisciplinares e programas de pós-graduação - orientados por uma visão multi/inter/transdisciplinar do conhecimento.

Segundo o diretor, a importância desse espaço para toda a comunidade se revela em diferentes aspectos. Além de uma referência afetivo-identitária para estudantes, técnicos e docentes - que poderão se referir efetivamente a esse novo espaço como “o prédio do IHAC” - , o bloco A responde a uma história de muitos desafios e de crescimento da comunidade da unidade.

“São muitos desafios diários vividos por esta comunidade, mas também há avanços e conquistas. Hoje, uma delas é este novo prédio, um espaço administrativo, de aulas, multiuso e de convivência. Certamente, esse prédio vem renovar um sentido de pertencimento e dar novo ânimo a esta comunidade, para que continue, juntamente com outras unidades acadêmicas, a fazer da UFBA o que é, uma universidade mais inclusiva e de excelência – uma universidade nota 5”, conclui Vasconcelos.

Conclusão do Bloco B

Inicialmente projetado para alocar toda a parte administrativa e gabinetes/grupos de pesquisa, o bloco B depende da liberação de novo orçamento para ser finalizado. No cenário atual, grande parte dos setores administrativos será alocada no bloco A, enquanto grupos de pesquisa, alguns laboratórios e os programas de pós-graduação continuarão no PAF V.