Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA institui bonificação para docentes mães em editais de iniciação científica

UFBA institui bonificação para docentes mães em editais de iniciação científica

.
A UFBA instituiu uma bonificação para docentes mulheres que tiveram filhos no período de avaliação da produção acadêmica nos editais de fomento à iniciação científica e tecnológica - que estão abertos até o dia 24 de março.
 
A medida estabelece que o período de avaliação da produção acadêmica das mulheres proponentes "será estendido por 2 (dois) anos, para cada parto ou adoção ocorrido dentro do prazo estipulado na chamada" (de 01 de janeiro de 2019 a até a data de envio da proposta). A proponente deverá preencher a autodeclaração conforme modelo disponível no site da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG).
 
A medida foi proposta pela PRPPG, com aval da presidência do Conselho de Pesquisa e Extensão (Capex), com o objetivo de mitigar a sub-representação das mulheres entre os docentes com projetos contemplados nesses programas. O mecanismo se aplica aos editais 01 (Pibic), 02 (Pibic AF), 03 (Pibiti), 04 (Pibic-Jr), 05 (Pibiti-Jr) e 06 (Milton Santos) da PRPPG.  
 
Dados compilados pela PRPPG indicam que, dos 873 orientadores contemplados no último edital, apenas 324 (37,11%) são mulheres. "É amplamente sabido que períodos de puerpério e adoção de crianças costumam impor descontinuidade às carreiras profissionais das mulheres e certamente ajudam a explicar esses dados", afirma o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação Ronaldo Lopes Oliveira.