Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA lamenta perda do professor Harildo Deda

UFBA lamenta perda do professor Harildo Deda

.

A Universidade Federal da Bahia lamenta profundamente o falecimento do professor Harildo Esteves Deda, da Escola de Teatro, ocorrida na madrugada desta terça-feira, no Hospital Português. O velório acontecerá no teatro Martim Gonçalves da ETUFBA, a partir das 11 horas. O sepultamento vai acontecer em Aracaju, onde reside a sua família.

Harildo Deda foi, em suas palavras, “um ator baiano nascido em Simão Dias, Sergipe”. Sobre ele, declara o reitor Paulo Miguez: "O teatro baiano amanheceu triste com a partida de Harildo Deda. A UFBA, sua casa desde sempre, se despede com tristeza, mas também com a saudade encantada daquele que como ator, como diretor e especialmente como professor formou gerações de artistas e escreveu seu nome como personagem fundamental da história da nossa Escola de Teatro, da história da nossa Universidade."

Aos 12 anos de idade, Harildo veio para Salvador estudar no internato do colégio Dois de Julho, onde manifestou seu interesse inicial pelas artes cênicas. Após algumas idas e vindas, tanto profissionais quanto de endereço (fez vestibular para letras, estudou nos Estados Unidos, outro vestibular para direito, e trabalhou como bancário em Sergipe e em Ilhéus), volta definitivamente a Salvador para, a convite do diretor Álvaro Guimarães, fazer parte do elenco da peça “Arena Conta Zumbi”. A partir daí, definida a vocação, talento e destino, tudo é uma bela história, narrada por Harildo para o Perfil da TV UFBA (assista aqui).

Professor, ator e diretor, Harildo foi, na definição do diretor da ETUFBA, Cláudio Cajaíba, "um dos pilares de fundação da nossa Escola”, onde formou gerações de atores, diretores e dramaturgos nacionalmente reconhecidos. Foi admitido na UFBA em 14 de setembro de 1973, na então Escola de Música e Artes Cênicas. Alocado posteriormente no Departamento de Fundamentos do Teatro da Escola de Teatro, exerceu diversas funções até sua aposentadoria, em 10 de outubro de 2009. Entretanto, mesmo aposentado, nunca se afastou da sua querida Escola de Teatro, atuando, dirigindo e orientando.

Ao longo da carreira, trabalhou em várias produções de teatro, cinema e televisão. Atuou em muitos filmes, como "Central do Brasil" e "Tieta do Agreste". Sua estreia no cinema foi em "A construção da moto", filme que nunca foi lançado, pois a censura dos anos 1960 impediu a película de ser exibida nos cinemas. Na televisão, atuou em centenas de títulos, como "O Pagador de Promessas", "Dona Flor e Seus Dois Maridos", "Carga Pesada", entre outros. No teatro, participou de mais de 80 peças como ator e em aproximadamente três dezenas de produções teatrais como diretor.

Consternada, a UFBA externa pesar e solidariedade aos familiares, amigos e colegas do inesquecível Harildo Deda.