Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA oferece mais de 6 mil vagas pelo SISU que em 2024 terá edição única

UFBA oferece mais de 6 mil vagas pelo SISU que em 2024 terá edição única

.

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) vai ofertar 6.170 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2024, sendo 4.636 vagas para o primeiro semestre e 1.534 vagas para o segundo semestre, distribuídos entre 98 cursos de graduação, nos campi de Salvador, Vitória da Conquista e Camaçari.

De acordo com a resolução do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, as aulas do primeiro semestre estão previstas para começar em 11 de março e as do segundo semestre em 19 de agosto de 2024. O SISU, neste ano de 2024 terá apenas uma edição para contemplar todas as vagas ofertadas. O Termo de Adesão, o Edital, o Quadro de Vagas e todas as informações sobre o Processo Seletivo SISU UFBA estão no site www.ingresso.ufba.br.

Mudanças na Lei de Cotas

A Lei nº 12.711/2012, conhecida como Lei de Cotas, foi atualizada pela Lei nº 14.723/2023, propondo as seguintes mudanças: inclusão de nova categoria de reserva de vagas para os quilombolas, redução da renda per capita de 1,5 salário-mínimo para 1 salário-mínimo e os candidatos optantes por reserva de vagas serão classificados inicialmente pela ampla concorrência (caso tenham nota para ingressar pela ampla concorrência). A referida atualização cumpre prazo da própria lei, que previa uma revisão no prazo de 10 anos.

A UFBA, seguindo as definições da nova Lei de Cotas, reservará vagas para as categorias: pretos, pardos, indígenas, quilombolas, pessoa com deficiência e escola pública, além do critério de baixa renda, aplicado nesta edição do SISU com nova regra, a saber, 1 (um) salário-mínimo per capita.

A classificação dos candidatos inscritos no SISU será efetuada primeiramente na modalidade de ampla concorrência, de acordo com o desempenho no Enem 2023. Esta é uma das novidades da atualização da Lei de Cotas: os cotistas de reserva de vagas serão classificados inicialmente na ampla concorrência, desde que tenham notas suficientes para serem classificados na ampla concorrência.

Tais mudanças foram incorporadas pelo SISU para o ano de 2024, em virtude da necessidade de alterações no sistema que realiza a seleção unificada para ingresso nos cursos de graduação nas universidades públicas brasileiras.

Alterações na UFBA

Segundo a Coordenação de Ensino de Graduação (Prograd), a UFBA também realizou, neste ano, alterações curriculares em alguns cursos, que implicaram em aumento de vagas no SISU, a exemplo da reestruturação do curso de Engenharia de Minas, que deixou de ter duas habilitações e passou a ser apenas Engenharia de Minas, a criação do curso de Engenharia de Petróleo, e a reestruturação do curso de Arquitetura e Urbanismo, que passa a ser ofertado nos turnos matutino, vespertino e noturno. Ainda segundo a Coordenadora Adriana Freire Pereira Ferriz,“outra mudança efetuada pela UFBA foi a ampliação do bônus regional de 20% de acréscimo na nota final, já aplicado anteriormente aos cursos de Camaçari, agora aplicado também aos cursos ofertados em Vitória da Conquista”, declarou.

Apenas uma edição

Além das alterações motivadas pela atualização da Lei de Cotas, o SISU em 2024 terá apenas uma edição para contemplar todas as vagas ofertadas. Os candidatos devem se inscrever por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, no período de 22 a 25 de janeiro de 2024, com o resultado divulgado no dia 30 de janeiro. A distribuição das vagas no SISU 2024 será realizada considerando os percentuais do Censo do IBGE 2022 para as cotas: escolas públicas, baixa renda, pessoas com deficiência, pretos, pardos, indígenas e quilombolas.