Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA promove atividades científicas para os jovens

UFBA promove atividades científicas para os jovens

Centro Cultural da Barroquinha abriga o evento

Ciência Jovem nas Esferas é o evento que de 18 a 21 de outubro acontece no Centro Cultural da Barroquinha (Praça Castro Alves, ao lado da Sala de Arte do Unibanco), como um ancoradouro à VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A promoção é do Programa Social de educação, Vocação e Divulgação Científica da Bahia “Ciência, Arte e Magia”, da UFBA. Para esse evento estão programadas diversas atividades, entre elas, jogos eletrônicos, experimentos, peças de teatro com temática científica, Rede de Zoologia Interativa, Sala Verde da UFBA e lançamento e mostra da nova série de vídeos Jovens Repórteres Científicos. A iniciativa conta com a parceria do Pibid, ACC, Pró-Reitoria de Extensão, Fapesb, colégios estaduais Odorico Tavares e Alfredo Magalhães e Colégio da Polícia Militar. Mais informações estão disponíveis no sítio http://www.cienciaartemagia.ufba.br/cje/.

Dentre os objetivos do evento, citam-se os seguintes: promover na comunidade uma visão sistêmica quanto à importância da formação de cidadãos alfabetizados cientificamente, ampliando sua compreensão do mundo, começando pelos fenômenos presentes em sua vida cotidiana; facilitar o acesso ao conhecimento científico, sobretudo a uma população escolar mais desfavorecida; facilitar o acesso da população a temas científicos de interesse social; possibilitar o entendimento, por parte de crianças e adolescentes, da ciência dinâmica como algo presente no dia-a-dia; ampliar a compreensão científica de fenômenos físicos, químicos, ambientais e sociais da região onde os alunos moram, adotando a criatividade como prática corrente do trabalho coletivo; e possibilitar o contato com conhecimentos científicos pelos educandos e suas famílias, gerando mudança de postura na adoção de novos comportamentos na educação dos filhos.