Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA reajusta valores dos cerca de 3.800 benefícios da Assistência Estudantil

UFBA reajusta valores dos cerca de 3.800 benefícios da Assistência Estudantil

.
A UFBA reajustará os valores dos cerca de 3.800 auxílios e bolsas da política de assistência estudantil da Universidade. Os novos valores começam a valer a partir de agosto, com o primeiro pagamento aos estudantes no mês de setembro.

O investimento será de R$ 2,3 milhões até dezembro e deverá ultrapassar o montante destinado pelo orçamento federal, aprovado em 2022 para o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) - caso isso ocorra, a Administração Central fará remanejamento de outros recursos de custeio da Universidade. A expectativa para o orçamento de 2024 é de que os valores do PNAES sejam aumentados, de modo a custear adequadamente esses benefícios.

As 786 bolsas terão valores reajustados de R$ 400 para R$ 700, igualando assim o aumento aplicado em abril às bolsas de iniciação científica custeadas pela Universidade. Todos os programas serão reajustados: Projetos Especiais, Sankofa, Permanecer, Auxilio Estudante Trans e bolsas Nape (Núcleo de Apoio à Inclusão do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais).

Os auxílios - Moradia, Alimentação/Ceia, Alimentação/RU, Alimentação Camaçari, Creche e PAES - terão reajuste de 20%. Veja os novos valores:

Auxílio Moradia    R$     756,00
Alimentação/Ceia  R$     276,00
Auxílio alimentação/RU   R$     480,00
Alimentação Camaçari  R$     480,00
Auxílio Creche   R$     360,00
Auxílio PAES  R$     400,00

A utilização de recursos de custeio para reajustar os benefícios é uma decisão estratégica da Universidade para mitigar os prejuízos de um longo período de congelamento das bolsas e auxílios da assistência estudantil - em razão da defasagem orçamentária acumulada imposta às universidades nos últimos anos - e assegurar melhores condições de permanência para os estudantes em maior vulnerabilidade social.

"A principal fonte de recursos para políticas afirmativas, o PNAES, deve ser protegido e reforçado. E não há reforço mais inequívoco do que a transformação desse Programa em lei, em um processo que assegure a participação social e acolha as contribuições do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis, o Fonaprace", afirma o reitor Paulo Miguez.

"A consolidação da Lei de Cotas só acontecerá se forem garantidas a reposição e a ampliação contínua dos recursos para permanência dos estudantes nas universidades públicas. Essa frase pode parecer óbvia, mas é fundamental que seja reafirmada neste momento em que, com grande alegria, vemos o governo federal anunciar a expansão das vagas no ensino superior público brasileiro", pondera a pró-reitora de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil, Cássia Maciel.