Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA realiza o II Seminário Nacional da Educação Integral, de 04 a 06 de setembro

.

A Universidade Federal da Bahia está realizando o II Seminário Nacional da Educação Integral, que ocorrerá de 04 a 06 de setembro de 2023, nas instalações da UFBA, em Salvador. No momento em que o Governo Lula apresenta como seu principal projeto na Educação Básica, a Educação Integral e de Tempo Integral, o II Seminário se inscreve no esforço de contribuir para o debate curricular, político e pedagógico que fortalece e atualiza a concepção de Educação Integral inserida em um projeto de sociedade radicalmente democrática, socialmente justa, sem desigualdades sociais e ambientalmente sustentável, que valorize as diferenças e combata todas as formas de discriminação.

O IIº Seminário será gratuito, com inscrições abertas entre 24 de julho à 04 de setembro. Nesse evento, também será lançada a Campanha Nacional pela Educação Integral. A programação preliminar, com os temas de cada mesa, já está disponível.

O I Seminário Nacional da Educação Integral foi realizado, em novembro de 2022, em Diadema, São Paulo. Neste evento foi produzida e enviada uma carta ao presidente Lula onde foi apresentada a posição de que uma educação de qualidade deve ser uma Educação com Arte, com formação humanística, científica, política, antirracista, democrática, voltada para a vida em sociedade e que valorize as diferenças. Uma Educação Integral, ominilateral do ser humano e não apenas de tempo integral nas escolas.

EXPERIÊNCIAS ANTERIORES

A Educação Integral é tema que vem sendo debatido já há várias décadas, no Brasil, tendo conquistado espaço e sofrido retrocessos. Anísio Teixeira já defendia uma escola para todos, de igual qualidade e currículo para as crianças e jovens, de caráter laico, tanto para meninos como para meninas, em caráter integral, não somente com tempo estendido, mas com formação completa e ampla. Uma Educação que forme para a vida, para conhecer as ciências, as humanidades, para as artes, com apreciação estética, para a vida política e com conteúdo ético, para a cultura corporal e a saúde, generosa, como os projetos das Escolas Parque na Caixa D’água em Salvador, no Rio de Janeiro e em Brasília que ele criou desde a década de 1950.

Darcy Ribeiro é tributário dessa Educação e criou os CIEPs (Centros Integrados de Educação Pública) no Rio de Janeiro no governo de Leonel Brizola na década de 1980; nos anos 2000 temos a experiência dos CEUs (Centros Educacionais Unificados) na cidade de São Paulo com Marta Suplicy e Fernando Haddad que foi mantida pelos governos seguintes e permanecem nessa concepção, além de diversas experiências em municípios brasileiros que compõem práticas democráticas, com uma concepção educacional que respeita a diversidade, prioriza a inclusão social, racial, geracional, cultural e de PCDs. Experiências como a Escola Plural em Belo Horizonte a partir de 1989 com Patrus Ananias e seu secretário Miguel Arroyo, a escola Candanga em Brasília entre 1995 e 1998. Faz parte desse campo de experiências exitosas evidentemente a passagem de Paulo Freire pela secretaria da Educação do município de São Paulo no governo de Luíza Erundina e o Programa Mais Educação do MEC entre 2004 e 2014.

São experiências valiosas e amplas para a formação integral que não despreza a formação para o mundo do trabalho, mas é mais ampla para preparar também para a participação política, para a apreciação das artes e para a entrada na Universidade.

Por essa razão, as entidades promotoras convidam os trabalhadores da Educação, estudantes, gestores educacionais, pesquisadores, artistas, movimentos sociais e os interessados a participar do Seminário e a se engajar na Campanha pela Educação Integral como forma de construir um novo projeto de Nação com esse perfil.

Assinam o manifesto:

Universidade Federal da Bahia – UFBA

Ministério da Educação - MEC

Secretaria da Educação da Bahia - SEC

Prefeitura de Diadema – Secretaria de Educação

União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – BA (UNDIME-BA)

Centro de Referências em Educação Integral

Cidade Escola Aprendiz

Comitê de Educação Integral do Rio Grande do Norte

Comitê Territorial Baiano de Educação Integral Integrada

Comitê Territorial do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba de Educação Integral e Cidade Educadora

Fórum Estadual de Educação da Bahia