
A UFBA parabeniza e saúda a recondução da biomédica Helena Nader à presidência da Academia Brasileira de Ciências (ABC). O professor do Instituto de Química da UFBA Jailson Bittencourt de Andrade segue na vice-presidência.
Primeira mulher no comando da Academia Brasileira de Ciências, Helena Nader foi reconduzida ao cargo por mais três anos. Ela foi reeleita para o segundo mandato como presidente da instituição para o triênio 2025-2028. Com uma trajetória acadêmica de excelência, ela também é membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp), e da Academia Mundial de Ciências (TWAS, na sigla em inglês). É professora da Universidade Federal de São Paulo, no departamento de Bioquímica.
Ao lado de Nader, o vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências, Jailson Bittencourt, é pesquisador do CNPq desde 1989, e há vinte anos segue no nível 1A, topo da pesquisa brasileira. Com um extenso currículo, em 2022 ele recebeu o Prêmio Almirante Álvaro Alberto. É Coordenador do INCT em Energia e Ambiente e Coordenador do Estudo Multidisciplinar da Bahia de Todos os Santos Projeto Kirimurê.