Início >> Ufba Em Pauta >> UFBA toma medidas contra a dengue

UFBA toma medidas contra a dengue

Universidade pretende reduzir letalidade por dengue

Por iniciativa do Instituto de Saúde Coletiva (ISC), a UFBA iniciou ampla mobilização em seus campi visando a contribuir para redução da morbidade e letalidade por dengue. A campanha, em parceria com o Ministério da Saúde, secretarias Estadual e Municipal de Saúde, Voluntárias Sociais e Fundação Luiz Eduardo Magalhães, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFBA, busca promover ações de combate direto ao Aedes aegypti para evitar sua proliferação na UFBA. A idéia é sensibilizar a comunidade universitária para que cada indivíduo se torne agente permanente de combate à doença.

Uma das estratégias é sensibilizar e capacitar os auxiliares de limpeza das diversas unidades, visando a obter um ambiente livre de focos do mosquito. Agentes permanentes para vigilância ambiental e de combate mecânico ao vetor em suas unidades estão sendo formados em oficinas de trabalho realizadas para servidores, alunos e professores. Estes se tornam multiplicadores de informações sobre a doença e suas formas de prevenção, não só nas suas atividades nos campi da UFBA, mas principalmente nos ambientes domiciliares e comunidades onde residem.

Nas primeiras etapas, sob a coordenação do ISC e do Centro de Controle de Zoonoses da SMS, equipes de combate ao mosquito percorreram todos os prédios da UFBA identificando e destruindo possíveis focos do Aedes aegypti, realizando tratamento químico nos depósitos de água permanentes e desenvolvendo atividades pedagógicas para capacitar, na prática, os agentes de limpeza das unidades. Este ano, novas atividades estão sendo desenvolvidas e uma oficina de mobilização estará sendo realizada com a participação aberta à comunidade UFBA. Os dirigentes devem encaminhar nomes dos agentes de limpeza e servidores para participarem da oficina nesta quarta-feira (dia 20), no Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Vale do Canela, Auditório Ofélia Gaudenzi, das 8h30 às 12h. Mais informações: 3283-7467 ou ufbacontradengue@ufba.br.