Início >> Ufba Em Pauta >> Um grande Congresso para celebrar os 75 anos da UFBA

Um grande Congresso para celebrar os 75 anos da UFBA

.

Com cerca de 1.150 mesas, 2.200 vídeo-pôsteres e 165 intervenções artísticas, está no ar a programação do Congresso comemorativo dos 75 anos da UFBA – o sétimo e maior evento dessa natureza já realizado na Universidade. O evento acontece de 06 a 11 de dezembro e comemora os 75 anos da Universidade, completados no dia 02 de julho.

Em 413 páginas, a lista traz ainda os nomes dos aproximadamente 6 mil membros da comunidade universitária que participarão diretamente das atividades do Congresso – estimativa que supera 10% das mais de 50 mil pessoas que integram a comunidade UFBA, entre professores, estudantes, técnicos e terceirizados. Entre os convidados de fora da Universidade estão personalidades de expressão nacional da ciência, da cultura e das artes, além de mais de 30 dirigentes de universidades e entidades científicas de todo o país.

A abertura do Congresso acontece na tarde do dia 06 de dezembro, com destaque para conferência magna “Democracia e Cosmopolitismo”, que será proferida pelo filósofo Francis Wolff, da École Normale Supérieure (Paris), às 16h30. Intelectual francês de grande expressão na contemporaneidade, Wolff é autor de “Pensar com os Antigos (Unesp), “Nossa humanidade: de Aristóteles às neurociencias” (Unesp), “Três utopias contemporâneas” (Unesp) e”Não existe amor perfeito” (Sesc), entre outros livros.

A cerimônia, que será realizada virtualmente, ainda em função dos protocolos de distanciamento social impostos pela pandemia, será iniciada às 14h30, com uma mesa composta por personalidades e autoridades locais.

Em seguida, às 15h, acontece o ato “Educação contra a Barbárie: a luta das entidades nacionais”, coordenado pelo reitor João Carlos Salles, com as participações de Bruna Brelaz (União Nacional dos Estudantes), Flávia Calé (Associação Nacional de Pós-Graduandos), Luiz Davidovich (Academia Brasileira de Ciências), Marcus David (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Superior), Nilton Brandão (Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico – Proifes), Renato Janine Ribeiro (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), Rivânia Moura (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior – Andes), Toninho Alves (Federação de Sindicatos De Trabalhadores Técnico- Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas Do Brasil – Fasubra).