Início >> Ufba Em Pauta >> Vigilantes deflagram paralisação por tempo indeterminado – nota da UFBA

Vigilantes deflagram paralisação por tempo indeterminado – nota da UFBA

.

A Universidade Federal da Bahia está ciente da paralisação por tempo indeterminado dos profissionais da vigilância, deflagrada hoje, dia 27 de agosto, e mantém diálogo com a MAP – na busca de alternativas para reduzir as pendências financeiras – e também com o sindicato da categoria. A administração da UFBA, visando à segurança da sua comunidade, solicitou que seja mantido o contingente de 30% da equipe, conforme prevê a legislação pertinente. A Polícia Militar foi alertada e já está reforçando a ronda no entorno dos campi.

A Reitoria tem buscado solucionar a grave situação orçamentária atravessada pela universidade, através de sucessivas gestões junto ao Ministério da Educação, visando à liberação dos recursos contingenciados e dos 30% de seu orçamento bloqueados pelo governo federal. Esse quadro afeta diretamente a vida dos membros de sua comunidade, entre eles os trabalhadores terceirizados, dificultando a instituição de permanecer em dia com os pagamentos a seus fornecedores.

Neste cenário de dificuldades, a ação da administração central da UFBA não se resume a gestões junto ao MEC. Também se traduz em um significativo esforço para contenção de despesas, o que implica prejuízo às atividades da instituição, mas que tem como prioridade absoluta garantir o funcionamento da universidade, preservando o essencial do nosso ensino, pesquisa e extensão.