Início >> Taxonomy >> Term >> UFBA em Pauta >> UFBA em Pauta >> UFBA em Pauta >> UFBA em Pauta

UFBA em Pauta

Professores da UFBA são finalistas no Prêmio Jabuti Acadêmico, uma das principais instâncias de reconhecimento literário e acadêmico no Brasil.

Obras de professores da UFBA são finalistas em Prêmio
 
Professores da Universidade Federal da Bahia (UFBA), estão entre os finalistas do 2º Prêmio Jabuti Acadêmico: “Libras e surdos, políticas, linguagem e inclusão”, de Cecília Moura e Desirée Begow, “Gatos, peixes e elefantes, a gramática dos acordos profundos”, de João Salles, “Modernismo Negro: A Literatura de Lima Barreto”, de Jorge Augusto e “Epidemiologia no Pós-Pandemia: de ciência tímida a ciência emergente”, de Naomar de Almeida.
Público: 

UFBA repudia ataque dos Estados Unidos à Venezuela

.

Diante da intervenção militar das Forças Armadas dos Estados Unidos da América na Venezuela, que resultou na captura de seu presidente, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) manifesta seu mais veemente repúdio a esse grave atentado ao direito internacional e à soberania de um país da América Latina. Trata-se de uma ação inaceitável, que fere princípios fundamentais da convivência entre as nações e compromete a estabilidade regional.

Informações extras
Público: 

Universidades Federais do Nordeste defendem recomposição orçamentária para garantir inclusão e desenvolvimento regional

.

Em nota recente, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) alertou toda a sociedade brasileira para sua profunda preocupação com os cortes promovidos pelo Congresso Nacional no orçamento das Universidades Federais durante a tramitação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2026.

Público: 

UFBA se despede de Mãe Carmen de Oxalá, Ialorixá do Candomblé do Terreiro do Gantois

.

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) lamenta, com profundo pesar, o falecimento de Carmen Oliveira da Silva, ocorrido nesta sexta-feira, dia 26 de dezembro de 2025. Mãe Carmen do Gantois ou Mãe Carmen de Oxalá, foi a Ialorixá do Candomblé do Terreiro do Gantois, templo religioso dos mais conhecidos e respeitados Brasil. Era a filha mais nova de Mãe Menininha do Gantois, sendo a irmã caçula de Mãe Cleusa Millet, ambas Ialorixás que a antecederam.

Público: 

UFBA reafirma e endossa nota da Andifes e repudia cortes no orçamento das Universidades Federais para 2026

.

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) manifesta sua plena concordância e integral apoio à nota divulgada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em 22 de dezembro de 2025, e repudia veementemente os cortes no orçamento das Universidades Federais aprovados pelo Congresso Nacional no âmbito do Orçamento de 2026.

Informações extras
Público: 

UFBA se manifesta a favor da manutenção do Acordo nº 11/2024

.

A Universidade Federal da Bahia manifesta sua posição acerca do Projeto de Lei nº 6.170/2025, que trata da reestruturação da carreira dos servidores e servidoras Técnico-Administrativos em Educação (TAE), da implementação do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) e reafirma o reconhecimento ao papel fundamental desempenhado pelos TAE na garantia da qualidade das atividades de ensino, extensão, pesquisa e gestão universitária.

Informações extras
Público: 

UFBA institui comissão organizadora da Consulta Pública sobre a política de prevenção, acolhimento e enfrentamento aos assédios, racismo e todas as formas de discriminação

.

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) instituiu, em novembro, a Comissão Organizadora responsável pela condução da consulta pública referente à minuta da política de prevenção, acolhimento e enfrentamento aos assédios, racismo e todas as formas de discriminação na UFBA. A iniciativa reforça o compromisso da gestão universitária com a transparência ativa e a participação social na construção de instrumentos institucionais voltados à promoção de direitos, da equidade e da dignidade no ambiente acadêmico.

Público: 

Grupo de Percussão da UFBA dá show na Alemanha

.

O “Grupo de Percussão da UFBA” repetiu, em novembro, aquilo que já se habituou a fazer há mais de 60 anos: turnês musicais por várias cidades. A única diferença é que, desta vez, o Grupo alçou voos mais altos e se apresentou pela primeira vez fora do Brasil, mais precisamente na Alemanha. Foram dois recitais: na “Musikschule Der Stadt Krefeld” (Escola de Música da cidade de Krefeld), de 20 a 22; e, logo em seguida, no palco da “O-Ton”, em Colônia, nos dias 24 e 25, fechando a turnê.

Público: