Início >> Ufba Em Pauta >> Evento nacional da UFBA sobre pesquisas e ativismo LGBT abre inscrições

Evento nacional da UFBA sobre pesquisas e ativismo LGBT abre inscrições

Encontro está marcado para 15 a 17 de setembro

A partir da próxima segunda-feira (dia 16 de agosto) interessados em participar do evento Stonewall 40 + o que no Brasil? já podem se inscrever, enviando nome completo e curso/instituição para o email extensaoihac@gmail.com. Promovida pelo grupo de pesquisa Cultura e Sexualidade (CUS/CULT/IHAC-UFBA) entre 15 e 17 de setembro na Saladearte – Cinema do Museu, a atividade irá discutir e avaliar o movimento LGBT, os estudos acadêmicos sobre a temática e as políticas públicas e identitárias desenvolvidas no Brasil após o marco histórico que deu origem ao Dia Mundial do Orgulho LGBT em 28 de junho de 1969. Na ocasião, a comunidade homossexual que frequentava o bar nova-iorquino The Stonewall Inn se rebelou, pela primeira vez, contra a agressão gratuita e constante dos policiais. As inscrições prosseguem até 13 de setembro.

Stonewall 40 + o que no Brasil? reunirá em Salvador pesquisadores e ativistas de diversos estados do país, reconhecidos por sua trajetória de estudos e de militância relacionadas à temática LGBT, a exemplo de Júlio Assis Simões (USP), Edward MacRae (UFBA), Richard Miskolci (UFSCar), Berenice Bento (UFRN), Luiz Mott (GGB), Fernando Seffner (UFRGS) e Deco Ribeiro (Escola Jovem LGBT/Campinas). Ao longo dos três dias do evento, eles discutirão temas como os estudos e movimentos LGBT no Brasil pós-Stonewall, marcadores sociais da diferença (raça, gênero, classe, idade), direitos sobre o corpo e a saúde e desafios políticos atuais.

O evento conta ainda com programação paralela que inclui, na quarta (15 de setembro), a partir das 21h30, um bate-papo com a pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu, Larissa Pelúcio, e performances de transformistas no bar Âncora do Marujo; na quinta (16 de setembro), às 21h30, apresentação de Ginna de Mascar e Valerie O’rarah na Creperia La Bouche; e na sexta (17), a partir de 20h30, show de encerramento no Bahia Café Aflitos com a diva trans Claudia Wonder, Cortejo Afro, Samba das Moças, as transformistas Bagageryer Spielberg, Dion, Valerie O’rarah e as drags Jubelíssima, Sfat Auermann e DJ Chiquinho, tocando as músicas que marcaram a comunidade LGBT. Stonewall 40 + o que no Brasil? é patrocinado pelo Fundo de Cultura da Bahia, através do Edital LGBT da Fundação Pedro Calmon (Secult).

The Stonewall Inn – Na segunda metade da década de 60, o bar nova-iorquino The Stonewall Inn se consolidou como um espaço de homossociabilidade, sendo frequentado por gays, lésbicas e travestis. Assim como outros clubes gays da época, o local era foco de constantes batidas policiais sob qualquer pretexto. Mas, na madrugada de 28 de junho de 1969, pela primeira vez, as pessoas presentes no bar se rebelaram contra a repressão do Estado. Foram quatro dias de conflito com a polícia que resultaram não somente em diversos manifestantes agredidos e presos, mas no surgimento de um marco para a luta por direitos LGBT em todo o mundo.