Início >> Ufba Em Pauta >> Orquestra Sinfônica da UFBA retorna aos palcos presencialmente

Orquestra Sinfônica da UFBA retorna aos palcos presencialmente

.
A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Bahia (OSUFBA / UFBA) já tem data para retomar o encontro presencial com o público: 12 de abril (terça-feira). O concerto, gratuito, abre a temporada 2022 e acontece no Museu de Arte Sacra da UFBA, às 19h. Depois de uma longa temporada realizando performances virtuais — que podem ser conferidas nos canais da TV UFBA e da Escola de Música da UFBA (EMUS) no Youtube — a OSUFBA volta a receber o público pela primeira vez desde março de 2020. “Música é uma atividade coletiva por natureza, e a presença do público é a peça fundamental de que tanto sentimos falta nesses dois anos de atividades remotas” afirma o maestro regente da orquestra e diretor da EMUS Prof. Dr. José Maurício Brandão. E o retorno presencial é o que dá a tônica da apresentação do dia 12, em um concerto que tem como tema central esse novo fôlego na retomada da normalidade, uma vez ultrapassado o pior quadro da pandemia de COVID-19. 
 
Para preparar esta performance — que conta com peças de Rossini, Corigliano e Beethoven — a OSUFBA contou com o apoio do Teatro Castro Alves, que possibilitou que os ensaios da Orquestra fossem realizados de forma a garantir o respeito às normas sanitárias e o conforto dos músicos. “A Orquestra está muito animada com esse movimento de retomada”, conta o maestro, “É a emoção de retomar o fazer musical da forma mais natural, com o público na sala de Concerto”.
 
Em atenção aos protocolos sanitários vigentes, e em respeito à saúde coletiva, é necessário o uso constante de máscaras e a apresentação do comprovante de vacinação. O acesso do público às dependências do museu também está limitado à lotação determinada pelo espaço.
 
Programa:
 
G. Rossini - Wiliam Tell, Overture
J. Corigliano - Elegy
L.v. Beethoven - sinfonia Nº 8, Op.93