Início >> Ufba Em Pauta >> PROPCI promove mudanças em edital para concessão de bolsas iniciação tecnológica

PROPCI promove mudanças em edital para concessão de bolsas iniciação tecnológica

Inscrições poderão ser solicitadas até o dia 28/03

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação (PROPCI) lançou recentemente edital para concessão de Bolsas de Iniciação Tecnológica (Edital PROPCI/UFBA 03/2016 – PIBITI), com o objetivo de introduzir os estudantes de graduação nas atividades de desenvolvimento tecnológico e inovação, bem como incentivar o desenvolvimento de soluções tecnológicas que possam efetivamente ser aplicadas na sociedade baiana e brasileira. As inscrições podem ser solicitadas até o dia 28/03. Todas as demais informações necessárias estão disponíveis no edital publicado no site: https://sisbic.ufba.br/sisbic/Welcome.do .

A PROPCI decidiu neste ano valorizar a atividade de Iniciação Tecnológica através de edital que reflita as especificidades da área. A forma de avaliação será diferente, com a análise do Projeto e dos Planos de Trabalho na fase eliminatória e a apresentação pelo proponente de um pitch de 5 minutos na fase classificatória. Esta metodologia foi utilizada em dois pilotos realizados pela PROPCI no ano passado, os editais PoliIdeias e PaIdeia. Os projetos apoiados nestes editais, apesar de ainda estarem em andamento, já estão apresentando resultados muito promissores. Os formulários também foram significativamente simplificados, tornando a submissão um processo bastante simples. O proponente terá cinco janelas para apresentar, em poucos caracteres, as informações básicas de seu projeto.

Serão apoiados projetos em cinco categorias diferentes, sendo que em três destas categorias os projetos serão elaborados por professores que pretendem desenvolver Inovação Tecnológica, Tecnologias Sociais e dar apoio à criação de Indicações Geográficas no Estado da Bahia. Nas duas categorias restantes os projetos serão elaborados por alunos, sendo uma categoria voltada para alunos ligados às Empresas Juniores da UFBA e uma segunda categoria para quaisquer alunos de graduação regularmente matriculados.